IZ divulga resultado da seleção de bolsista Fapesp para Pós-doc em microbiologia

Os trabalhos serão para desenvolver terapias alternativas para mastite bovina

O Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, divulga o nome da bolsista de pós-doutorado, Livia Castelani, que foi a selecionada para área de Microbiologia Veterinária e Biologia Molecular, vinculada a projeto que irá avaliar e desenvolver alternativas para tratamento de mastite bovina. O projeto está inserido no Plano de Desenvolvimento Institucional de Pesquisa do Instituto de Zootecnia (PDIP/IZ). A bolsista ficará lotada no Laboratório de Referência de Qualidade do Leite, do Centro de Pesquisa de Bovinos de Leite, na unidade do IZ em Nova Odessa, SP.

O projeto de pesquisa envolve atividades como coletas de amostras biológicas, técnicas laboratoriais de isolamento e identificação microbiológica de patógenos da mastite bovina, pesquisa de cepas resistentes e alternativas terapêuticas com uso de óleos essenciais, e pesquisa de genes por métodos de Biologia Molecular.

Segundo a pesquisadora Lenira El Faro Zadra, a bolsista irá desenvolver atividades ligadas ao projeto de pesquisa na área de desenvolvimento de terapias alternativas contra Staphylococcus spp. multirresistentes isolados de mastite bovina, também vinculado à processo Fapesp.

“Livia possui formação específica em técnicas laboratoriais que serão aplicadas no projeto de pesquisa e deve trazer novos conhecimentos para a equipe do laboratório de qualidade do leite do IZ e formar recursos humanos na área. Além de expandir os conhecimentos na área, por meio das publicações científicas, oriundas do projeto de pesquisa”, explica Lenira.

Para Lenira, a introdução de novos pesquisadores da qualidade da bolsista deve fortalecer a equipe como um todo e “auxiliar no cumprimento das metas científicas estabelecidas no PDIP Fapesp, na área de produção sustentável de leite”.

A bolsista também poderá conduzir trabalhos de mestrado e doutorado de alunos ligados ao projeto, auxílio na redação de relatórios e de artigos científicos.

Livia diz sentir-se honrada pela oportunidade e confiança depositada como profissional da área, sendo selecionada com a bolsa de Pós-doutorado, que é um grande incentivo para elevar seu potencial acadêmico e desenvolvimento profissional. “Estar rodeada de pesquisadores, respeitados internacionalmente, permite desenvolver e aprimorar em larga escala a consciência de compreender que cada vez mais os consumidores exigem que a produção de alimentos seja feita de forma mais consciente e sustentável. Consequentemente, trabalho e trabalharei com mais afinco no desenvolvimento de tecnologias alternativas que visam um alimento seguro e de melhor qualidade, o que é primordial para a sustentabilidade da cadeia produtiva”, enfatiza.

Livia é doutora em Microbiologia, pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB/USP), mestre em Produção Animal Sustentável, pelo Instituto de Zootecnia (IZ) e bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas – Modalidade Médica, pela Faculdade de Americana (FAM).

A bolsa, com duração de até 12 meses, será financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e vinculada ao PDIP. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Fonte: Seagri/SP