Abertura da Colheita da Oliva é nesta sexta-feira

Evento traz a expectativa de uma produção de mais de 200 mil litros de azeite no principal estado produtor de olivas no Brasil

Nesta sexta-feira dia 4 de março acontece a 10ª edição Abertura Oficial da Colheita da Oliva no RS. Este ano, o evento acontece em meio aos pomares da Estância das Oliveiras, em Viamão.

Após ser restrita em 2021 devido ao cenário instável de pandemia, neste ano, o evento traz a expectativa dos olivicultores de manter os volumes registrados na última safra, quando, ao final da colheita, foram produzidos 202 mil litros de azeites extravirgem. O estado é o maior produtor de olivas no país e os pomares gaúchos são responsáveis por cerca 70% de toda produção nacional de azeite.

A Abertura Oficial da Colheita da Oliva é um evento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul realizado pelo Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) em conjunto com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR). É o principal evento do setor olivícola no Brasil, reunindo produtores, especialistas, fornecedores, indústria, além de consumidores e apreciadores. O evento ainda conta com o apoio da Prefeitura de Viamão, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) e do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Em sua décima edição, a Abertura da Colheita da Oliva contará com uma programação especial e espaços para expositores de azeites, mudas, máquinas e equipamentos e apoiadores. Os participantes ainda terão uma atração, segundo o presidente do Ibraoliva, Renato Fernandes. Após a colheita, os participantes poderão acompanhar a produção do azeite. “Isso só será possível porque a Estância das Oliveiras conta com um lagar (local onde ocorre a transformação da azeitona em azeite) dentro da sua propriedade”, ressalta Fernandes.

Olivicultura no Brasil

Setor agrícola muito promissor, a olivicultura e a produção de azeite extravirgem se consolidaram em alguns estados do país, com ênfase para o Rio Grande do Sul, que é hoje o maior produtor de azeitona e o local com maior potencial de expansão do cultivo da oliveira. O Ibraoliva estima que até 2025 o Brasil atinja 20 mil hectares de oliveiras plantados.

Desde o começo do cultivo de oliveiras, o RS passou de 80 hectares em 2005 para aproximadamente 10 mil hectares cultivados em 2021. Nos próximos três anos a tendência é superar os 13 mil hectares.

Fonte: AgroUrbano Comunicação