Adaptação eleva interesse pelo Cavalo Crioulo em Mato Grosso

Características da raça são atrativos para criadores na região, que contará com Exposição Morfológica em Campo Verde
Já tradicional no calendário da raça Crioula, a Exposição Passaporte de Campo Verde (MT) será uma das últimas oportunidades de garantir vaga para a Nacional da Morfologia, que ocorrerá no final de agosto durante a Expointer, em Esteio (RS). De 13 a 15 de julho, o Núcleo Matogrossense de Criadores de Cavalos Crioulos (NMTCCC) vai receber os exemplares para a etapa seletiva no Parque de Exposições Marco Antônio da Rocha.
Conforme o presidente do Núcleo, Alexandro Panosso, a expectativa é de que esta seja uma exposição com muita qualidade em pista. Afirma que já estão garantidas as presenças de criadores de São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso. “Ainda estamos aguardando a confirmação de alguns criadores dos Estados de Santa Catarina e Paraná, que estão propensos em participar. Estamos confiantes em realizar um bonito evento, com o objetivo de selecionar belos exemplares da raça para a final nacional”, destaca.
Sobre a criação no Estado, Panosso salienta que a raça Crioula está em uma ascendente, com diversos interessados em animais pelas suas características. “O Cavalo Crioulo é muito bem recebido tanto por usuários como criadores. Um cavalo que, além de multifuncional, se destaca em relação a docilidade e resistência e se adapta muito bem a esta região, apesar das adversidades climáticas, com seis meses de seca e seis meses de chuva. O que mais chama atenção é sua habilidade vaqueira onde tem se destacado a cada dia mais nas provas de laço comprido – esporte que para nós é o carro chefe da Região Centro Oeste”, revela.
A Exposição Passaporte de Campo Verde, que conta com o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), terá Rouget Gigena Wrege como jurado. O evento também contará com uma demonstração de Ranch Sorting.
Confira a programação
13 de julho de 2018 (sexta-feira)
8h – Admissão
13h – Revisão Coletiva
14h – Concentração de Machos
15h – Continuação da Admissão
20h – Confraternização
14 de julho de 2018 (sábado)
8h – Julgamento Morfológico
15 de julho de 2018 (domingo)
9h – Ranch Sorting
Foto: Fagner Almeida/ABCCC/Divulgação
Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective