AEASP concede medalha Fernando Costa ao pesquisador científico Hamilton Ramos, no próximo dia 4

Engenheiro agrônomo, doutor em agronomia, diretor do Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico (IAC), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, o pesquisador Hamilton Ramos recebe no próximo dia 4 a medalha Fernando Costa. O reconhecimento, anualmente concedido pela AEASP – Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de SP – homenageia, na solenidade “Deusa Ceres”, profissionais que se destacam em atividades agronômicas.

Ramos coordena cinco iniciativas de alta relevância para a agricultura nacional. Os programas Adjuvantes da Pulverização, Aplique Bem, Drones SP, IAC-Quepia e Unidade de Referência em Produtos Químicos e Biológicos miram a consolidação de boas práticas e da eficácia agronômica no campo, focados na proteção do trabalhador rural aplicador de defensivos agrícolas. A medalha Fernando Costa, informa o site da AEASP, premia agrônomos das áreas de ensino, pesquisa e ação ambiental, entre outras atividades do gênero.

O Centro de Engenharia e Automação do IAC, em Jundiaí, onde são executados os programas liderados pelo agrônomo Ramos, é parte da história da modernização da agricultura. Em uma área de 110 mil m², ao pé da Serra do Japi, desenvolve pesquisas e presta serviços nas áreas de mecanização, agricultura regenerativa, meio ambiente e segurança no manuseio de agroquímicos. Conduz mais de 30 projetos nas culturas de uva, cana-de-açúcar, agricultura por imagem e tecnologia de aplicação de agroquímicos.

Fonte: Fernanda Campos