Água Boa (MT) sedia 11ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2021

Água Boa (MT) recebe a 11ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, nos dias 9 e 10 de agosto, na unidade Friboi do município. Ao menos 300 animais devem ser avaliados na etapa, que tem promoção da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT). O Circuito tem o apoio da Friboi e da Matsuda Sementes e Nutrição Animal.

“O município de Água Boa está iniciando a sequência de 4 etapas do Circuito no Mato Grosso, ainda em agosto. Também serão realizadas etapas em Confresa, Barra do Garças e Pedra Preta. Esperamos que os pecuaristas aproveitem mais essa oportunidade para agregar novos conhecimentos quanto às práticas de produção e avaliar o seu nível de produção com outros pecuaristas da região”, destaca André Locateli, gerente executivo da ACNB.

Na avaliação do presidente da ACNMT, Aldo Rezende Telles, a realização do Circuito Nelore em Água Boa (743 km ao norte de Cuiabá) é um excelente estímulo para os pecuaristas da região e para a economia de Mato Grosso. “O município possui rebanho superior a 350 mil cabeças de gado e economia promissora na pecuária. Oferecer premiações é uma forma de recompensar esses produtores e ainda estimular o melhoramento genético”.

Mato Grosso tem o maior rebanho de bovinos do país, com aproximadamente 31 milhões de animais, dos quais 80% são Nelore ou anelorados. “Representamos 14% do rebanho brasileiro, o que nos orgulha e mostra a importância de reconhecer o trabalho realizado pelos nossos produtores”, reforça Aldo Telles.

Mais 25 etapas do Circuito Nelore de Qualidade estão programadas até o fim do ano. São elas: Água Boa (MT), Confresa (MT), Barra do Garças (MT), Pedra Preta (MT), Rio Branco (AC), Colatina (ES), Nova Andradina (MS), Redenção (PA), Santana do Araguaia (PA), Ituiutaba (MG), Iturama (MG), Pimenta Bueno (RO), São Miguel do Guaporé (RO), Vilhena (RO), Mozarlândia (GO), Senador Canedo (GO), Lins (SP), Naviraí (MS), Nanuque (MG), Anastácio (MS), Ponta Porã (MS), Itapetinga (BA), Andradina (SP), Teixeira de Freitas (BA) e Campo Grande (MS).

Neste ano, o Circuito conta com mais um campeonato nacional: “Melhores Lotes de Carcaças de Animais com Pai Identificado”, com a participação de progênies de touros identificados. Trata-se de mais uma oportunidade para comprovar a qualidade da genética selecionada.

Outra novidade é a Medalha Ouro Branco, que valoriza os lotes de fêmeas com até quatro dentes incisivos permanentes (d.i.p.) e machos castrados com até dois d.i.p., com cobertura de gordura na carcaça mediana ou uniforme e peso de carcaça quente entre 16 e 25 arrobas.

Contatos para inscrições

Para participar do Circuito Nelore de Qualidade em Água Boa, os pecuaristas devem entrar em contato com a unidade da Friboi pelos telefones (66) 3468-6304 ou (66) 99249-9112 – falar com Eurides e (66) 3468-6320 ou (66) 98430-1055 – falar com Marcio. Qualquer pecuarista pode participar da etapa de Água Boa com lotes a partir de 34 cabeças.

Fonte: Irvin Dias