Escolha o melhor insumo para sua propriedade 

24 de agosto de 2020

Por Rodrigo Capella*

Recebi, via LinkedIn, uma interessante mensagem. Um produtor rural de Minas Gerais, que tem uma propriedade de café, me perguntou de que forma ele poderia escolher os insumos para a sua propriedade, elevando a produtividade e a rentabilidade.

O primeiro passo é, sem dúvida, fazer uma análise criteriosa do solo, entendendo que cada propriedade tem as suas características distintas, ou seja, as ações feitas pelo seu vizinho talvez não sejam eficazes na sua propriedade.

Também é preciso estar atento às análises anteriores. Utilize esse conteúdo como um comparativo e não para fazer as correções. É importante realizar novas análises de solo com periodicidade para promover uma nutrição adequada do ecossistema.

Além deste cenário, outros pontos precisam ser observados na hora de se escolher os insumos agrícolas. São eles:

  1. A) Flexibilidade

Observe a flexibilidade de pagamento e as opções disponíveis. Converse bastante e chegue a um ponto em comum com o seu fornecedor.

  1. B) Prazo

Atente-se ao prazo de entrega. Isso é importantíssimo. Negocie se for preciso e faça muitas contas.

  1. C) Reputação

Faça uma análise sobre a reputação do fornecedor. Converse com amigos e não se esqueça de realizar uma pesquisa na Internet.

  1. D) Qualidade

Verifique a qualidade do produto. Solicite análises e estudos para atestar cada uma das características.

  1. E) Transparência

Acompanhe as ações de comunicação e de marketing do fornecedor. Quais valores são transmitidos? As iniciativas são transparentes?

(*) Rodrigo Capella é diretor geral da Ação Estratégica Comunicação e Marketing no Agronegócio