Faça gestão de você, antes de sua propriedade rural

Categoria Geral - 5 de Março de 2015

Acompanhamento dos grandes avanços da biotecnologia e informática, gestão de pessoas, qualidade dos serviços e produtos nas disputas comerciais, preocupação com valores ambientais, são algumas das várias exigências que mundo atual impõe ao empresário rural, afastando-o da convivência familiar e de amigos. Tudo isso acaba fazendo com que o produtor tenha a impressão de que o tempo está cada vez mais curto, podendo gerar ansiedade e stress disfuncional, que são tentativas do indivíduo em se adaptar a alguma nova situação.

Essas mudanças são frequentes quando os empresários rurais não conseguem controlar, tudo o que está fora da porteira, ou seja, fora de sua propriedade rural e que interferem no dia a dia, como exemplos: intempéries e preço de seus produtos. Assim, exigem aos mesmos que controlem os sintomas mencionados para se prepararem diante as oscilações advindas do mercado ou do céu.

Ainda assim, os empresários rurais podem controlar o que está dentro de sua porteira, dentro da propriedade e para isso utilizam ferramentas de gestão apropriadas ou a busca de cursos. Geralmente cursos e ou treinamentos focados no conteúdo técnico aumentam o grau de conhecimento, mas ainda não influenciando no aspecto comportamental, que se refere a nossa capacidade de pensar, planejar, ter compromisso, ter tomada de decisão, de resolver problemas, enfim tudo para utilizar as nossas aptidões mentais inatas, portanto determinam as decisões que tomamos na nossa vida pessoal e profissional.

Fazer Gestão de você mesmo é seguir alguns exemplos abaixo:
1- Praticar regularmente uma atividade física;
2- Procurar lazer junto aos amigos e familiares;
3- Ser seletivo em relação à alimentação;
4- Fazer compromisso com você mesmo para buscar conhecimento, estudar, pesquisar;
5- Reconhecer suas limitações.

E existem muitas dicas para conhecer, mas a CHAVE que abre uma vida todo mundo tem: C–Conhecimento, H–Habilidades, A-Atitudes, V-Valores e E–Empreendedorismo.

Hoje, muitas instituições têm proporcionado aos empresários rurais essa ferramenta de gestão com conteúdo comportamental diluída em todo o programa, destacando o Sistema Faeg e Sebrae que estão juntas em campo, levando aos municípios goianos desde de 2007, o programa chamado Empreendedor Rural, com 17 encontros de um grupo formado por aproximadamente 30 empresários. O curso dá oportunidade de todos dedicarem-se um dia para seus projetos de vida e empresarial, acompanhando o desempenho e promovendo ações corretivas e de melhorias do sistema de gestão, a fim de que o empresário rural possa fazer da sua empresa o melhor lugar para viver e ganhar dinheiro.

Por: Fernando Veiga é coordenador de Ações e Projetos do Senar Goiás, engenheiro civil, pós-graduado em gestão de informação e tecnologia com MBA em gestão empresarial.

Outros Artigos