Safra sem surpresas: Como um aplicativo agro ajuda uma propriedade do RS

Categoria Geral - 7 de setembro de 2019

Por Maiara Franzoni*

Problemas antigos, solução nova: Como o aplicativo agro entrou no esquema da propriedade rural

Mateus Riva é um produtor de milho, soja  e hortigranjeiros nas cidades de Ipê, Campestre da Serra e Antônio Prado, sendo nesta última a sede da fazenda.

O produtor é gestor de agronegócios e sempre trabalhou no setor agrícola na produção de hortifrutigranjeiros.

No começo de sua carreira, Mateus começou a ajudar a família na atividade rural e abriu uma agropecuária com seus primos.

Depois foi convidado pelo seu tio, Vicente Riva, para auxiliar na administração e assistência de suas empresas e propriedades, as quais formam a Nutriva Cereais.

Hoje, formado em direito e especializado em agronegócio, ele completa 15 anos na administração da Nutriva Cereais.

Dessa forma, ele ajuda a gerenciar 2 mil hectares de terras no Rio Grande do Sul e seus principais problemas eram a organização financeira e o controle de estoques.

aplicativo agro

Fazenda da Nutriva Cereais no Rio Grande do Sul / (Fonte: Arquivo pessoal de Mateus Riva)

Ao final da safra, por exemplo, era normal passar horas ficar somando tíquetes de balanço, planilhas e outros.

Questões comuns que encontramos em qualquer fazenda. Mas Mateus tinha consciência de que isso resulta em falta de gerenciamento, contribuindo para perda de tempo e de dinheiro.

A solução veio de um anúncio nas redes sociais: clicou no site, viu as ferramentas, fez o contato com a Aegro e fechou a compra do aplicativo agro.

“Controle facilitado dos estoques, registro da colheita mais preciso, custos de produção fáceis de visualizar. Praticamente não tem erro algum, porque é registrado tudo que entrou e saiu, registros de compras, preços das mercadorias. Estou satisfeito!”
Mateus Riva

aplicativo agro

*Dados meramente ilustrativos

Dados em ordem, o começo para evitar perdas

A gestão da agricultura é uma tarefa enorme. Existem milhares de fatores para acompanhar e vários elementos para agilizar.

Para aumentar a produtividade, é crucial minimizar as pragas, doenças e plantas daninhas de maneira eficiente, exigindo o monitoramento de perto da lavoura.

Com todas essas atividades, a papelada também começa a se acumular.

Os aplicativos podem ajudar a simplificar esses processos e, ao mesmo tempo, dar aos agricultores acesso à informações que talvez não tivessem no passado.

Um aplicativo agro de gerenciamento permite, por exemplo, que os usuários insiram e tenham as informações mais atualizadas de seu estoque, sabendo no momento do orçamento de compra o que realmente é necessário.

Sem produtos sobrando, nem outros faltando, quando é preciso recorrer ao famoso “repique”, ou seja, comprar um pequena quantidade na safra, aumentando os custos.

O caso do estoque na propriedade rural de Rio Grande do Sul

Mateus conta o quanto era difícil ter esse controle de estoque para uma propriedade rural, sendo que hoje já consegue agilizar para fechar negócio e ver com facilidade, por exemplo, o quanto foi utilizado de produtos na safra passada.

“O sistema faz apontamentos de estoque, então você consegue ter tudo programado, fazer programação melhor da sua compra, consegue ver exatamente o que saiu, não precisa ficar contando estoque.”

aplicativo agro

Exemplo do controle de estoque ágil e fácil com o aplicativo agro Aegro. Dados meramente ilustrativos

Dessa forma, ao iniciar uma atividade de campo, o sistema já dá baixa do estoque. O produtor também consegue ver facilmente se algum fertilizante ou defensivo está disponível para as atividades ou se é preciso comprar.

Ou seja, Mateus e outros usuários Aegro não possuem mais o problema comum nas fazendas de receber a ligação do operador, no dia da aplicação, para falar que não tem o produto necessário.

“Depois que implantei programa, a não ser que tenha alguma saída que não deram baixa, o estoque bate perfeito. Esse planejamento sem surpresa é o diferencial para mim.”

Gestão por talhão, colaboradores envolvidos e a melhora na agilidade da fazenda com o aplicativo agro

Você já sabe que uma área não é homogênea, há diversas diferenças em cada pedaço de sua fazenda. A agricultura de precisão está aí para provar que respeitar essas diferenças é fundamental.

Mas e sua gestão, também é diferenciada por área?

Mateus só conseguiu enxergar as diferenças de algumas áreas após o uso do Aegro, verificando um resultado de produtividade menor em alguns talhões:

“Com a ferramenta, conseguimos dividir por talhão e tirar o resultado. E conseguimos ver qual não é tão produtiva, se precisa de correção, por exemplo.”

Outro ponto de melhora que foi a comunicação com os colaboradores. Agora eles conseguem ver de modo mais fácil e rápido o que precisa ser feito e em que área. Isso facilita a vida e evita problemas.

Dessa forma, os funcionários utilizam muito o aplicativo agro. São eles que lançam os plantios, as colheitas, etc.

Mateus faz o planejamento e eles registram a realização. Com isso, o produtor confere se tudo foi feito corretamente e conclui a atividade no sistema. Sobre isso, ele comenta:

“Hoje, do escritório a gente consegue controlar a propriedade com visão muito melhor do que se estivesse na propriedade. É fácil, na palma da mão.”

Aegro

*Dados meramente ilustrativos

Utilização do aplicativo agro em todas as fases da produção

O uso do aplicativo agro acompanha todo o ano agrícola, dando agilidade a todo o processo.

No início da safra, Mateus já faz o planejamento das atividades. Da metade da safra em diante, ele utiliza bastante a questão do controle dos estoques.

Ao final, os indicadores e relatórios são cruciais. Ele consegue ver por quanto compensa vender, quanto vai dar de lucro, etc.

Aliás, os relatórios são a parte favorita do produtor, especialmente o controle de cargas e saídas de mercadoria, colheita e relatórios de produção.

“Hoje sai tudo no relatório: toda a parte financeira organizada, inclusive o custo de produção. Agilizou e otimizou muito todo o nosso trabalho.”

aplicativo agro

Safra de milho na fazenda administrada por Mateus Riva, no Rio Grande do Sul/ (Fonte: Arquivo pessoal de Mateus Riva) 

Aegro é o aplicativo que fala a língua do campo. Teste por você mesmo o sistema de gestão agrícola Aegro. Temos algumas opções grátis para você começar agora:

  • Computador
  • Celular Android
  • Celular iOS
  • Utilize seus Pontos Bayer para contratar a versão completa do Aegro

A tecnologia como fator essencial nas novas soluções do agro

A agricultura tem visto uma série de transformações tecnológicas nas últimas décadas, tornando-se mais industrializada e impulsionada pela tecnologia.

Ao usar vários dispositivos agrícolas inteligentes, os agricultores ganham um melhor controle sobre o processo de cultivo, tornando-o mais previsível e melhorando sua eficiência.

Isso porque todas as informações desses dispositivos podem ser usadas para rastrear o estado do seu negócio em geral, bem como o desempenho da equipe, eficiência do equipamento, etc.

Mas é preciso ter cautela. Dados provenientes de sensores e todo aparato do campo é imensa. Junta-se a isso, toda a informação das atividades do campo, que já é grande, como comentamos aqui.

Toda essa informação é difícil de interpretar e entender. Como resultado, muitos produtores podem se sentir confusos quanto ao seu negócio e inseguros na tomada de decisão.

Por isso, é importante investir em sistemas que unam suas informações e as traduzem em formas fáceis de visualizar e interpretar .

O caso dos custos ao final da safra é um bom exemplo de como esse tipo de tecnologia pode te ajudar. Se você sabe exatamente quanto gastou na produção, vai saber por quanto vale a pena vender.

Mas para chegar nesse custo total envolve diversas atividades agrícolas, métodos de rateio e outros detalhes que podem fazer muita diferença.

Como resultado, esse controle geral do negócio acarreta na melhor gestão agrícola e em uma receita maior.

Conclusão

Para uma safra sem surpresas é preciso muita organização e controle do negócio rural.

Na verdade, aqui vimos que tudo isso é crucial para se manter na atividade agrícola com rentabilidade.

Isso não é simples, mas hoje temos acesso a tecnologias que facilitam e até melhoram todo esse processo, como é o caso do aplicativo agro Aegro.

Agilidade geral das atividades e maior segurança na tomada de segurança são resultados também de uma gestão eficiente por sistemas como esse.


Outros Artigos