Tecnologia aplicada no campo: Use a seu favor

Categoria Geral - 28 de outubro de 2019

Por João Leonardo Corte Baptistella*

Tecnologia aplicada no campo: Entenda como novas ferramentas estão revolucionando o mundo do agronegócio e podem revolucionar o seu.

Drones para pulverização, monitoramento de lavoura, máquinas inteligentes… Quem nunca se maravilhou com alguma dessas inovações?

O mundo está mais conectado do que nunca. Com o agro, não seria diferente! Novas tecnologias aplicadas no campo vêm mudando o jeito como entendemos e gerimos nossos sistemas agrícolas.

O agronegócio e a tecnologia aplicada no campo

Seja pela TV ou no celular, sempre chegam vídeos das inovações do agro: drones pulverizando, sistemas de monitoramento e gestão e por aí vai.

Essas tecnologias aplicadas no campo são realmente de encher os olhos, mas não só de agricultura de precisão, equipamentos e softwares vive o agro.

Podemos incluir nessa lista também a biotecnologia e os organismos geneticamente modificados que nos auxiliam já há um bom tempo.

A tecnologia, no sentido mais amplo, engloba muitas das coisa que já utilizamos em métodos de produção, maquinários, etc.

A importância do desenvolvimento dessas tecnologias é enorme e contribui com todo o agronegócio. Hoje, tecnologias de outras áreas, antes muito distantes do campo, vêm sendo empregadas.

Isso tem possibilitado um maior controle sobre tudo que ocorre no campo, desde antes do plantio até a colheita e a venda. Ganhamos em eficiência e, muitas vezes, em aumento na produtividade.

Em suma, a tecnologia vem ganhando mais destaque no agronegócio e está mudando o jeito como produzimos.

Tecnologia aplicada no campo: Agronegócio evoluindo

Como veremos agora, a tecnologia no agronegócio vai desde antes da porteira, passa pelo campo e pode auxiliar depois da porteira também.

Grandes empresas do agronegócio vêm investindo pesado em inovação, por isso, logo mais, tecnologias que parecem tão distantes, estarão ao nosso alcance em breve.

Drones

Quando o assunto é tecnologia do campo, a bola da vez são os drones! Desde o monitoramento por imagem até pulverizações, os drones vêm sendo empregados no agro brasileiro como nunca. Só em 2018, movimentaram cerca de R$300 milhões!

O uso de drones têm facilitando o mapeamento das lavouras, a identificação de ataques de pragas/doenças e ainda o georreferenciamento das propriedades.

Hoje já fazemos pulverizações com drones em taxa variável, com alta precisão e rendimento.

tecnologia aplicada no campo

(Fonte: outraspalavras.net)

Contudo, a compra desses equipamentos deve ser bem pensada, principalmente quanto ao uso que daremos aos drones:

Se precisamos de um mapeamento da área, será que vale mais a pena investir em um drone ou contratar alguém que faça as imagens e entregue o mapa pronto? Afinal, já existem empresas nesse ramo também.

Isso é só um exemplo, mas serve para ilustrar que tudo deve ser bem planejado!

Além disso, podemos notar algumas tendências que vêm crescendo no agro há algum tempo. Vamos falar melhor sobre elas a seguir:

Rastreabilidade dos produtos

O consumidor quer saber informações sobre o produto: de onde veio e como ele foi produzido. No mercado de carnes, leite ou mesmo no caso das frutíferas, já é possível rastrear todas as etapas da cadeia produtiva. E a tendência é que cresça cada vez mais.

tecnologia aplicada no campo

(Fonte: Revista Globo Rural)

A rastreabilidade dos produtos é um exemplo de tecnologia da informação empregada após a porteira da fazenda que traz benefícios para todo o setor. Ela aumenta a confiabilidade no produto e exige melhores práticas de produção agrícola e venda.

Veículos autônomos

Máquinas e implementos agrícolas já têm muita tecnologia embarcada, desde sensores e GPS, tudo para a agricultura de precisão. Algo que vem sendo mais falado e logo poderá tornar-se realidade no campo são os veículos autônomos.

Esses veículos contam com sensores e câmeras para andar sem a mão de obra de um condutor, basta que sua tarefa seja pré-programada ou controlada remotamente.

A Case, por exemplo, já apresentou um trator assim e, mais recentemente, a Scania lançou um caminhão autônomo para uso em mineradoras.

tecnologia aplicada no campo

(Fonte: Scania.com)

É lógico, essas máquinas ainda têm muito o que evoluir, mas, mais cedo ou mais tarde, serão mais uma tecnologia aplicada no campo.

Biotecnologia 

A biotecnologia aplicada ao agronegócio envolve desde o uso do controle biológico até o emprego de organismos geneticamente modificados (OGM). Desde a inoculação de semente até a produção de etanol, há muita biotecnologia empregada.

Os OGMs já vêm sendo empregados há um bom tempo. Nos vários setores do agro, eles contribuem com processos mais eficientes, produtividade ou resistência a doenças.

Nesse contexto, uma tecnologia que tende a aumentar em uso é a CRISPR. Essa técnica permite editar ou desativar partes do DNA de células de microorganismos, plantas e animais.

Ela permite atuar em fragmentos específicos do DNA, portanto, seria possível produzir plantas resistentes à seca, doenças ou animais resistentes, por exemplo.

A CRISPR ainda vem sendo estudada e melhorada, afinal, é uma técnica muito recente. Apesar de haver polêmicas em torno dela, ainda vamos ouvir falar muito sobre esse assunto!

Esse é o caso de tecnologia no agronegócio aplicada antes mesmo de chegar à porteira, mas que pode contribuir para a evolução de todo o sistema.

(Fonte: G1)

Softwares de gestão agrícola: tecnologia aplicada no campo

Com todas essas inovações, geramos um grande volume de dados. O problema então passa a ser como lidar com esses dados e extrair informações que sejam importantes.

Softwares de gestão agrícola conseguem integrar todos esses dados e gerar informação de fácil visualização, por meio de gráficos, tabelas e imagens.

O Aegro permite organizar toda sua propriedade: estoque, operações, finanças, etc., com acesso pelo celular ou computador.

Assim, temos um maior controle sobre a lavoura e sabemos exatamente onde podemos melhorar.

Isso é importante, pois, em um agronegócio competitivo como hoje, cada detalhe pode fazer a diferença para aumentar a eficiência e garantir sua posição no mercado.

tecnologia aplicada no campo

Exemplo de controle feito pelo Aegro; Software de gestão agrícola pode ser acessado por dispositivos móveis e computador

Você pode testar o Aegro agora mesmo!

  • Computador (tempo limitado)
  • Celular Android
  • Celular iOS
  • Utilize seus Pontos Bayer para contratar a versão completa do Aegro

Conclusão

O agronegócio está mudando e nós temos que acompanhar essa mudança!

Embora ainda não seja uma realidade para todos, a tecnologia no agronegócio veio para ficar! Nos próximos anos ela estará cada vez mais presente no nosso dia a dia no campo.

A cada ano, as tecnologias se tornam mais acessíveis e mais aplicadas. Seja dentro ou fora da porteira, elas têm muito com que nos ajudar. Essas inovações contribuem para um maior controle e eficiência da nossa propriedade ou da venda em si.


Outros Artigos