Bayer assina acordo de cooperação e fomenta capacitação de agricultores a processos de rastreabilidade

  • Com apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura e da Associação Brasileira de Supermercados, curso digital do BayG.A.P será oferecido gratuitamente
  • Assinatura da parceria foi feita nesta semana durante a Convenção ABRAS 2019, no Rio de Janeiro

Com o objetivo de apoiar agricultores a implementar processos de rastreabilidade nas produções agrícolas, a Bayer, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) assinaram acordo de cooperação durante a Convenção ABRAS 2019, nesta semana, no Rio de Janeiro (RJ).

A iniciativa está alinhada às regras de rastreabilidade ao longo da cadeia produtiva de produtos vegetais frescos, para fins de monitoramento e controle de resíduos de defenviso agrícolas, implementadas em agosto de 2018, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Até fevereiro de 2020, todas as frutas e vegetais frescos in natura destinados ao consumidor final deverão estar aptos a ser rastreados ao longo do processo, incluindo produção agrícola, estocagem, logística de distribuição e venda para consumo, seja por meio de etiquetas, QR Code e/ou código de barras. Sendo assim, iniciativas voltadas à capacitação dos produtores são de fundamental relevância e a Bayer, por meio da ferramenta BayG.A.P, em parceria com o IICA, passa a disponibilizar um curso online e gratuito, a partir de junho deste ano, para instrução dos agricultores.

“O BayG.A.P é um aliado do agricultor, uma vez que traz conhecimento sobre temas importantes, como certificações e rastreabilidade, segurança do alimento, manejo integrado de pragas, entre outros temas. O objetivo é dar o apoio necessário na adequação sustentável de sua produção, de acordo com as principais exigências dos mercados nacional e internacional. É uma contribuição importante para a promoção de boas práticas agrícolas, beneficiando os agricultores, parceiros e consumidores”, explica Gerhard Bohne, líder da divisão Crop Science da Bayer no Brasil.

O acordo de cooperação abrange o envolvimento dos três parceiros: a Bayer é responsável por promover o conteúdo do curso de capacitação; a ABRAS cuida da divulgação do conteúdo online e o estimulo à participação de produtores, incluindo os 32 mil aderentes ao Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA); e o IICA oferta o curso em sua plataforma virtual, para todos os agricultores interessados.

“A formalização desta parceria entre Bayer, IICA e ABRAS é positiva por envolver diferentes atores da cadeia de produção de frutas e vegetais e por trazer educação aos agricultores que são fornecedores do setor varejista. Ao mesmo tempo, é inovadora, porque além da colaboração dos diferentes atores, ela ainda traz a solução de forma digital, por meio de um curso online, atendendo a tendência do mercado”, reforça Marcio Milan, superintendente da ABRAS.

Sobre a Bayer

A Bayer é uma empresa global com competências em Ciências da Vida nas áreas de saúde e nutrição. Seus produtos e serviços são desenvolvidos para beneficiar pessoas apoiando-as para superar os maiores desafios apresentados pelo crescimento e envelhecimento populacional. Além disso, a companhia visa criar valor por meio da inovação e crescimento. A Bayer é comprometida com os princípios do desenvolvimento sustentável e a marca Bayer representa confiança, credibilidade e qualidade ao redor do mundo. No ano fiscal de 2018, com cerca de 117 mil colaboradores, obteve vendas de € 39,6 bilhões. Os investimentos totalizaram € 2,6 bilhões e as despesas com Pesquisa & Desenvolvimento somaram € 5,2 bilhões.

Fonte: Destaque Rural Por Weber Shandwick