Bolsonaro deve assinar medida provisória com novas regras do Cadastro Ambiental Rural

O Presidente Jair Bolsonaro deve assinar nesta quinta-feira, dia 13, uma medida provisória com novas regras do Cadastro Ambiental Rural, incluindo a retirada do prazo para adesão. A nova MP vai substituir a medida 867, que caducou na semana passada e trazia essa e outras flexibilizações ao código florestal.

O texto original, aprovado com diversas mudanças pela Câmara dos Deputados, inclusive a retirada do prazo, não teve tempo de ser aprovado pelo senado. O novo texto vai focar apenas na questão do CAR, considerada mais urgente setor produtivo, isso porque uma MP não pode ser reeditada com o mesmo texto.

O comentarista João Batista Olivi, comentou o fato. “ 90% dos produtores estão dentro do CAR, quem não está são os pequenos produtores, principalmente os assentados do interior da Bahia, na maioria pessoas de baixa renda. E para evitar mais esse problema e confusão com isso, já que  a medida caducou e o Bolsonaro irá assinar que será sem data definida, ou seja, os produtores vão aderir quando puderem”, e lembrou, “a decisão sobre o CAR está totalmente na mão do Congresso”.

Fonte: Canal Rural