Caminho autoguiado de Colinas é inaugurado

Com a participação de turistas de vários municípios do Vale do Taquari, foi inaugurado no último domingo (08/07) o caminho autoguiado do município de Colinas

Com a participação de turistas de vários municípios do Vale do Taquari, foi inaugurado no último domingo (08/07) o caminho autoguiado do município de Colinas. Com iniciativa da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), em parceria com o Projeto Passeios da Colônia, Prefeitura e Emater/RS-Ascar, o trajeto de 13 quilômetros de área urbana e rural poderá ser percorrido em qualquer dia da semana, com os caminhantes orientando-se por placas indicativas, sem a necessidade de condutores.

Entre os atrativos turísticos que os participantes poderão contemplar nas caminhadas estão igrejas, propriedades rurais, agroindústrias familiares e a estação ferroviária. A secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo de Colinas, Aline Horst, salienta o fato de o projeto dar visibilidade para o potencial turístico do município. ?Além de possibilitar um exercício para o corpo e para a mente de quem caminha, o projeto eleva a autoestima das comunidades envolvidas, gera renda e incentiva a integração dos participantes?, avalia.

Como forma de estimular ainda mais o turismo em Colinas, lideranças do município estudam oferecer serviços de hospedagem aos turistas, por meio de parceria com os moradores. ?A intenção será a de abrir espaço para eventos de final de semana e em datas comemorativas, como a Páscoa?, explica Aline. Para a extensionista Social da Emater/RS-Ascar, Elizangela Teixeira, o trabalho em parceria com as entidades possibilita o fortalecimento do turismo no meio rural. ?Nossa região é muito bonita e essa é uma forma de oficializar percursos que podem ser realizados com segurança por qualquer pessoa interessada?, comenta.

Lançado em dezembro de 2017, o projeto Caminhos Autoguiados já inaugurou seis roteiros nos municípios de Itapuca, Sério, Paverama, Travesseiro, Marques de Souza e agora Colinas, totalizando mais de 85 quilômetros, que podem ser feitos ?a pé, de bicicleta, de cavalo ou de carro?, como sugere o coordenador do projeto Passeios da Colônia, Alício Assunção. A intenção do programa será implantar 500 quilômetros de caminhadas sinalizadas em 39 municípios da região. Os próximos municípios a receberem os caminhos autoguiados serão Roca Sales e Coqueiro Baixo.

Informações sobre os trajetos já inaugurados podem ser obtidas no site www.amturvales.com.br, na aba Rotas e Roteiros, Caminhos Autoguiados.

Fonte: Emater RS

Crédito Imagem: Catraca Líder