Empresa tem aumento de lucros com Programa Brasil Mais

Empresa aumenta em 40% os lucros com auxílio do Programa Brasil Mais

Diminuir custos e aumentar a lucratividade eram as metas da empresa JM Soluções e Serviços, do município de Modelo no oeste catarinense, ao participar do Programa Brasil Mais. A iniciativa é da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (SEPEC), do Ministério da Economia, do Sebrae, do Senai e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e é desenvolvida em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). O objetivo é oferecer apoio técnico e consultoria para as empresas brasileiras até dezembro de 2022.

Com auxílio do programa, a empresa atingiu seu propósito e obteve aumento de 40% na lucratividade, porque começou a estudar o mercado, analisou as compras e conseguiu reduzir as despesas. De acordo com a sócia administradora, Taís Guth Milan, o Brasil Mais foi importante para alavancar os negócios. “Tivemos ótimas possibilidades de conhecimento, crescimento e fortalecimento do relacionamento com nossos colaborares e clientes, o que resultou em novas oportunidades de trabalho”, comemora ao comentar que mensalmente avaliam o indicador e lançam em uma planilha todos os gastos e lucros.

Taís explica que conseguiram identificar os principais problemas que a empresa enfrentava e depois, focaram em resolvê-los. “Antes tínhamos muitos retrabalhos, visitas duplicadas pela falta de materiais que não eram repostos nos carros de trabalho, tínhamos carência de organização e os colaboradores faziam duas idas até o local para finalizar um serviço, o que gerava uma despesa maior”, avalia.

Como ação prioritária a empresa realizou um ajuste na logística e começou a trabalhar com dois estoques: um na empresa e outro no carro de trabalho. “Criamos um fluxograma e a partir dele começamos a analisar os produtos mais utilizados que necessitavam ser repostos com frequência e em quantidades maiores para que não houvesse falta, caso precisássemos de última hora. Outro processo implementado foi para os materiais vendidos por meio de orçamentos, que começaram a ser separados em caixas e organizados conforme prazo de instalação”, explica.

Toda semana a empresa emite um relatório dos materiais vendidos ou utilizados para realizar novas compras, priorizando a aquisição de apenas itens necessários. Taís reforça que optaram em trabalhar com estoque equilibrado evitando compras de materiais com pouca saída e a utilização de recursos que podem ser usados para outros investimentos.

A empresária conheceu o programa pela Associação Comercial do município, após efetuar o cadastro. “Depois de alguns dias começamos a participar do grupo de associados e recebemos o convite para fazermos parte desse projeto maravilhoso”, ressalta. A motivação para participar, segundo ela, veio pelo ano atípico causado pela pandemia. “Precisávamos fortalecer o nosso empreendimento e encontrar soluções, além de buscar conhecimentos de novas oportunidades e abrir nosso leque de produtos e serviços para permanecermos no mercado e oferecermos inovações aos nossos clientes”, enfatiza.

JM SOLUÇÕES E SERVIÇOS

A empresa, fundada em janeiro de 2017, tem quatro funcionários e atua na prestação de serviços em segurança eletrônica, redes, comunicação e energia.

Sua abrangência contempla os municípios de ModeloPinhalzinhoMaravilhaSerra AltaBom Jesus do OesteSaltinhoSul BrasilCunha PorãNova ErechimChapecóDionísio CerqueiraSão Domingos e São Lourenço do Oeste.

INSCRIÇÕES 2021

O Programa Brasil Mais oferece metodologia única para tornar microempresas e empresas de pequeno porte mais inovadoras e para ganharem mais competitividade no mercado. O objetivo é implantar inovação na empresa com foco no aumento da produtividade.

Segundo a gestora regional oeste do Brasil Mais, Marieli Aline Musskopf, as empresas participantes visualizam inúmeras oportunidades, a exemplo da melhoria da gestão por indicadores, de metodologias eficientes, de troca de experiências e aumento da rede de relacionamentos empresariais.

As inscrições para ingressar no programa estão abertas. Os empresários interessados devem se inscrever pelo link gov.br/brasilmais. Os atendimentos são gratuitos e têm duração de quatro meses. Mais informações pelo telefone (49) 3330-2804 ou pelo e-mail [email protected].

Fonte: MB Comunicação