FestiQueijo 2018 apresenta o 4º Concurso Estadual de Queijos

Uma das principais festas gastronômicas do estado traz na programação o Concurso de Queijos e Curso de Juízes de Queijos

Buscando resgatar a riqueza gastronômica, histórica e cultural do Rio Grande do Sul, além de incentivar o consumo de queijo, a Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do RS (Apil/RS) e Associação Gaúcha de Laticinistas (AGL) realizam o 4º Concurso Estadual de Queijos, na cidade de Carlos Barbosa (RS). O evento, agendado para o dia 6 de julho, acontece dentro da programação do FestiQueijo, festival tradicional da serra gaúcha que se estende de 29 de junho até 29 de julho. O FestiQueijo chega a sua 29ª edição como um dos principais eventos gastronômicos do Rio Grande do Sul, trazendo as riquezas produzidas pelas empresas locais.
Além do Concurso, acontece também o Curso de Juízes de Queijos. O evento, promovido pela Apil/RS e AGL acontece no Auditório da Tramontina, no centro da cidade.
A comissão julgadora será composta, além de especialistas brasileiros, por técnicos internacionais. Farão parte da mesa o coordenador do júri Sergio Borbonet (ex Conaprole, LATU) e Álvaro Urrutia (ex Conaprole), ambos do Uruguai; os argentinos Marcelo Lioi (Ministério da Agricultura da Argentina) e Oscar Piñeyro (ex La Serenissima); vindo do Chile, o consultor internacional Fernando Mayora e o equatoriano Ernesto Toalombo, que é consultor internacional na área de queijos.
Representando o Brasil no corpo de jurados, Fábio Scarcelli, presidente da ABIQ (Associação Brasileira das Indústrias de Queijo), Luiz Girao, presidente do grupo Betânia Lácteos; Alexandre Leal, Ministério da Agricultura/RS e a Prof. Dra. Neila Richards, da Universidade Federal de Santa Maria.
O concurso ainda tem por objetivo continuar incentivando o caminho da integração do setor público e privado, na inovação da avaliação sensorial dos queijos, e desta forma a melhorar continuamente os processos de produção dos mais variados queijos, de variados sabores e formas.
Os interessados em participar do concurso, podem entrar em contato com a AGL pelo telefone 54 3227 8645 ou pelo e-mail  [email protected]

A programação do dia prevê:
8h30min abertura;
9h30 4º Curso de Juízes de Queijo;
14 horas 4º Concurso Estadual de Queijos.
Para às 20 horas está prevista a premiação dos vencedores.

Texto: Emerson Alves/ Assessoria de Imprensa Apil/RS

Foto: Divulgação APIL/RS