Fórum do Agronegócio discute gestão e sustentabilidade na produção de grãos

A 4ª edição do Fórum do Agronegócio da Sicredi Altos da Serra RS-SC deverá atingir mais de 700 produtores em três eventos no Rio Grande do Sul, nos dias 06/06 (Tapejara), 07/06 (São José do Ouro) e 08/06 (Vacaria). O objetivo da ação é compartilhar conhecimento e soluções para o desenvolvimento sustentável das propriedades. A Embrapa Trigo e a IMED são parceiras na realização dos eventos.

A programação do Fórum apresenta temas como seguro agrícola, competitividade e sustentabilidade na produção de grãos, compactação de solos e gestão estratégica.

Para o pesquisador da Embrapa Trigo, João Leonardo Pires, o sucesso na produção de grãos não está apenas em buscar altos rendimentos, mas principalmente alcançar rentabilidade. “Escolhas corretas no uso de insumos e práticas de manejo mais eficientes são fundamentais para atingir os melhores resultados na lavoura”, explica Pires.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Trigo José Eloir Denardin, a compactação do solo tem sido um dos principais limitadores da produtividade no cultivo de grãos. Segundo ele, o problema pode ser prevenido com a gestão e a adoção de práticas de manejo capazes de assegurar o desempenho das lavouras

Na avaliação do pesquisador da IMED, Adriano José da Silva, no atual cenário econômico é preciso rever processos e custos para a sustentabilidade e crescimento dos negócios. Conforme Adriano, num mundo em constante mudanças, é necessária a adoção de processos inovadores que possam identificar de maneira objetiva a redução de custos e a mitigação de riscos na produção.

O Fórum conta também com palestras do Gerente de Seguros do Sicredi, Christian Landi, e do coordenador do mestrado em administração da IMED, Vitor Dalla Corte.

Fonte: EMBRAPA