Infocafé – 03/08

A bolsa de N.Y. finalizou a sexta-feira em alta, a posição setembro atingiu a máxima de +2,05 pontos fechando com +1,05 acumulando na semana -2,70 pts.

O dólar comercial fechou em queda de 1,32%, cotado a R$ 3,7070. Com isso, o dólar termina a semana com desvalorização acumulada de 0,29%, a quinta queda semanal seguida. Investidores estavam mais otimistas, após dados sobre a criação de vagas de empregos nos Estados Unidos virem abaixo do esperado por analistas. Com isso, o marcado aumentava as apostas de que o ritmo de alta dos juros no país não vai acelerar. No Brasil, as atenções seguiam voltadas para o cenário político.

O boletim da somar Meteorologia india que a formação de novas áreas de instabilidade provocam chuva forte, até com risco de granizo entre o norte do Paraná, São Paulo e sul de Minas nesta sexta-feira (3). O acumulado de chuva poderá ultrapassar os 70mm em alguns pontos. No Espírito Santo, o tempo segue nublado, com chuva e temperaturas mais amenas. O tempo segue instável e com risco para temporais entre o Paraná e o Sudeste do país até o início da semana que vem. O mês de Agosto começou com mais umidade no Arábica do Paraná e do Sudeste do Brasil, mas a chuva deve se concentrar neste primeiro decêndio do mês, o que pode provocar florada no Café com o risco de não se sustentar, já que a expectativa é de tempo seco novamente para o restante do mês e ainda em parte de Setembro. A temperatura deve variar bastante, mas sem o risco de queda acentuada a ponto de gear. No Conilon capixaba a chuva ficou abaixo da média, o que na verdade foi favorável, já que a colheita em muitas áreas do Espírito Santo estava atrasada. O mês de Agosto deverá ter a chuva acima da média nas áreas capixabas e os maiores acumulados serão registrados ao longo dos primeiros 10 dias do mês.

Avaliar o conhecimento dos degustadores na distinção de cafés. Esse é o objetivo do Campeonato Brasileiro de Cup Tasters, competição que integra as ações do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O campeonato de 2018 tem como anfitriões a O`Coffee e a Alta Mogiana Specialty Coffees (AMSC) e ocorrerá, nos dias 10 e 11 de agosto, na Fazenda O`Coffee, em Pedregulho (SP). O vencedor do certame garante sua vaga na competição mundial World Cup Tasters Championship, que será realizada no Brasil, em novembro, dentro da programação da Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte (MG).
Desde 2016, a BSCA é a National Body no Brasil da World Coffee Events (WCE), entidade organizadora do World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos da competição em todo o mundo.  O objetivo de BSCA, Apex-Brasil e WCE é promover a excelência em café e os profissionais de barismo, classificação e degustação são fundamentais para a valorização do produto junto aos consumidores. BRAZIL. THE COFFEE NATION – O projeto setorial é desenvolvido em parceria pela BSCA e Apex-Brasil e tem como foco a promoção comercial dos cafés especiais brasileiros no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos produtos nacionais em todo o mundo e posicionar o Brasil como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas no país. O projeto visa, ainda, a expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros.

Fonte: Mellão Martini

Crédito: Domínio Público/Pixabay