Infocafé 16/07

N.Y. finalizou a segunda-feira com leve alta, a posição setembro oscilou entre a mínima de -1,10 pontos e máxima de +1,35 fechando com +0,40 pts.

O dólar comercial fechou em alta de 0,37%, cotado a R$ 3,8650. Investidores estavam cautelosos diante das crescentes tensões comerciais entre os Estados Unidos e outras economias importantes. Nesta segunda, a China entrou com uma reclamação na OMC (Organização Mundial do Comércio) contra tarifas dos EUA sobre produtos do país. Os EUA, por sua vez, também foram à OMC contra União Europeia, China, Canadá, México e Turquia questionando as taxas impostas por esses países em retaliação à decisão do governo norte-americano de impor tarifas à importação de aço e alumínio. No Brasil, as atenções estavam voltadas para as eleições presidenciais de outubro. O foco continuava sendo para quem as legendas do chamado “centrão” vão declarar apoio. O mercado teme que um candidato que considere menos comprometido com contas públicas possa ganhar a disputa.

O boletim da Somar Meteorologia indica que o ar seco toma conta da maior parte do país. Nesta semana só tem previsão de chuva para o extremo Norte do Brasil, Região Sul e costa do Nordeste. Nas principais áreas do Arábica entre o Paraná e o Sudeste além do Conilon, o tempo segue firme e quente durante as tardes. Só tem previsão de chuva para o Paraná, São Paulo, sul de Minas e Espírito Santo, a por volta do dia 25 de julho, ainda assim, de forma fraca e isolada. Quanto à temperatura, até o fim do mês, pelo menos, não há previsão de queda acentuada de temperatura no Brasil.

Os estoques norte-americanos de café verde caíram 23.366 sacas em junho de 2018 em comparação com maio do mesmo ano, conforme relatório mensal da Green Coffee Association (GCA) o total de café verde depositado nos armazéns credenciados pela GCA em 30 de junho de 2018 chegava a 6.844.229 milhões de sacas.

 

Fonte: Mellão Martini