Infocafé – 20/07

A bolsa de N.Y. finalizou a sexta-feira em alta, a posição setembro trabalhou entre a mínima de -0,70 pontos e máxima de +2,25 fechando com +1,85 acumulando na semana +0,75 pts.

O dólar comercial fechou em queda de 1,84%, cotado a R$ 3,7740. Com isso, a moeda norte-americana termina a semana com desvalorização acumulada de 2%, na terceira queda semanal seguida. Influenciaram a sessão desta sexta-feira as articulações para a disputa eleitoral brasileira e também o cenário externo.

Os investidores mostravam alívio após líderes dos partidos do chamado “centrão”, grupo formado por DEM, PP, PRB, PR e Solidariedade, decidirem fechar apoio ao pré-candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin. Se concretizado, o apoio garante ao tucano mais espaço nas propagandas na TV. Alckmin é visto pelo mercado financeiro como um político mais comprometido com o controle das contas públicas. Até então, as notícias indicavam que o blocão estava pendendo para Ciro Gomes, pré-candidato do PDT, e considerado menos comprometido com as contas.

A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) convidam os profissionais do Jornalismo para participarem da cerimônia de assinatura do novo projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, que ocorrerá na quarta-feira, 25 de julho, às 9h, na Il Barista Cafés Especiais, localizada na Rua do Consórcio, 191, Vila Nova Conceição, em São Paulo (SP). Um projeto que potencializou o segmento de cafés especiais do Brasil desde o seu início, aumentando as exportações em cerca de 600%, chegando a uma receita de US$ 2 bilhões em 2017, mais do que dobrando o número de países-destino do produto e dando suporte a 170 empresas nacionais.

Esse é o “Brazil. The Coffee Nation”, que, internamente, ainda estimulou o crescimento do consumo da bebida em 21%, para o equivalente a 490 mil sacas, e 23% em valores, com a movimentação de R$ 1,722 bilhão no varejo. Para a nova fase que se inicia no próximo dia 25, a intenção é elevar o consumo para 1,063 milhão de sacas, movimentando R$ 4,7 bilhões no varejo até o ano de 2021. Na cerimônia, o presidente da Apex-Brasil, embaixador Roberto Jaguaribe, a presidente e a diretora da BSCA, Carmem Lúcia e Vanusia Nogueira, respectivamente, estarão à disposição para um bate-papo com os jornalistas sobre o mercado cafeeiro, abordando produção, exportação, consumo interno e, principalmente, o segmento de cafés especiais. Também será oferecida a degustação de cafés certificados de associados da BSCA, que serão preparados pelo campeão brasileiro de barismo, Thiago Sabino. Fonte: BSCA via Notícias Agrícolas.

Os profissionais de torrefação colocarão seus conhecimentos à prova na busca pelo título do Campeonato Brasileiro de Torra de Café, que será realizado, de 1º a 5 de agosto, no Mercado Municipal de Curitiba (PR). O evento é uma ação do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido em parceira pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Esta é a segunda edição da competição no país e conta com as empresas Probat Leogap e Lucca Cafés Especiais como anfitriãs. Os torrefadores inscritos terão que planejar e elaborar a melhor torra para o café oficial do evento e passarão por três etapas: treinos com café e equipamentos oficiais para elaborar seu plano de torra; classificação física do café oficial por defeitos e peneira; e torra do café oficial, que será avaliado por um time de quatro juízes sensoriais e um juiz principal. Para matéria completa acessem https://bit.ly/2u5Y6ne ou no site da BSCA .

Fonte: BSCA

Crédito: Domínio Público/Pixabay