Infocafé de 05/07/19

Mercado iniciou a sexta-feira nervoso com as atenções voltada para a frente fria. A bolsa de N.Y. finalizou em baixa, a posição setembro oscilou entre a máxima +2,00 pontos e mínima de -3,30 fechando com -2,55 acumulando na semana +1,65 pts.

O dólar comercial fechou em alta de 0,55%, cotado a R$ 3,8200. Apesar de subir no dia, a moeda encerra a semana com desvalorização acumulada também de 0,55%. Investidores estavam com as atenções voltadas para a reforma da Previdência. A comissão especial da Câmara dos Deputados concluiu na madrugada desta sexta-feira a votação do parecer do relator, deputado Samuel Moreira (PSDBSP), aprovando o texto principal e derrubando a maioria dos destaques. A proposta agora seguirá ao plenário da Câmara, onde será alvo de novos debates e polêmicas. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou que a reforma começará a ser analisada pelo plenário na próxima terça-feira (9). Ainda que a proposta tenha concluído uma parte importante de sua tramitação com a aprovação na comissão especial, ela não deve ter vida fácil no plenário, e isso mantém agentes financeiros em cautela.

 O X Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, promovido pelo Consórcio Pesquisa Café, será realizado no Centro de Convenções de Vitória, Espírito Santo, no período de 8 a 11 de outubro de 2019. A Embrapa Café e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper serão as instituições realizadoras do evento, que terá como tema central “Pesquisa, Inovação e Sustentabilidade dos Cafés do Brasil”. O envio de trabalhos técnico-científicos, no formato de resumo expandido, poderá ser feito até 22 de julho de 2019, para análise da Comissão Científica do evento. Os trabalhos aprovados ficarão disponíveis na página do X Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, no portal do Consórcio Pesquisa Café, e serão expostos durante o evento em formato de pôster. Dentre esses, a Comissão Científica selecionará 30 trabalhos para apresentação oral. No dia 11 de outubro, como programação opcional, mediante adesão, os interessados poderão se inscrever para participar de visita técnica em lavouras de café arábica ou conilon, em locais ainda a serem definidos, para conhecerem tecnologias desenvolvidas no âmbito do Consórcio Pesquisa Café adotadas por cafeicultores capixabas. Inscrições: as inscrições, que serão gratuitas, poderão ser feitas por intermédio da página do X Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil e também presencialmente no primeiro dia do evento. Referida página está sendo confeccionada e será divulgada brevemente.

Fonte: Mellão Martini