Jataí apresentou a maior caravana de produtores na audiência em Brasília

Na quarta-feira (03/05), uma mobilização histórica reuniu centenas de produtores rurais, líderes do setor e parlamentares de todo País, em audiência pública realizada no Senado Federal, em Brasília. O movimento tratou do passivo e sobre o futuro do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural). Cerca de 170 produtores rurais do município de Jataí estiveram presentes demonstrando a sua indignação com a decisão do STF sobre a aprovação da constitucionalidade do Funrural.

Na audiência pública, algumas entidades representativas da agropecuária se pronunciaram, dentre elas representante da pecuária de corte e de leite, produtores de algodão e grãos, A Voz do Campo, Andaterra, Aprosoja Brasil, UDR e Sociedade Rural Brasileira. Foram muitos discursos em defesa do produtor rural, procurando soluções para uma saída política da situação. A Andaterra deve continuar em busca de soluções jurídicas, mesmo que sejam de efeitos prolongados.

Muitos deputados e senadores da Frente Parlamentar da Agricultura – FPA, participaram e discursaram, com destaque para o senador Ronaldo Caiado, que na ocasião afirmou que o governo não pode penalizar o setor rural, com a cobrança retroativa do Funrural. Como alternativa, Caiado protocolou, no mesmo dia, um Projeto de Lei solicitando a remissão/anistia de todos os valores retroativos que podem chegar a um montante de R$ 20 bilhões, pois a conta não pode surgir de um dia para o outro com a votação do STF (Supremo Tribunal Federal).

Ele questiona o momento em que o STF decidiu validar a cobrança do Funrural. O líder ainda criticou o governo por não apresentar nenhuma proposta ao produtor, o que inviabiliza a continuidade da atividade do agricultor/pecuarista, profissional que tem impulsionado a economia do país, principalmente nos momentos de crise.

A audiência pública foi comemorada com sucesso, visto que se trata da maior audiência pública já realizada por aquela Casa. A mobilização foi coroada de êxito, pois se não fosse assim certamente a situação já era dada por encerrada. Muitos passos ainda devem ser dados e outras ações podem ser necessárias.