Motomco treina colaboradores de laboratório do Inmetro em Chapecó

Os medidores de umidade são utilizados para determinar o teor de água encontrada nos grãos de  soja, milho, feijão,  café e demais grãos

Colaboradores do Laboratório de Verificação de  Medidores de Umidade de Grãos, em Chapecó, passaram por um treinamento de atualização para a verificação dos equipamentos no campo.
Durante o curso ministrado pelo engenheiro Roney Smolareck, da área de relacionamento da LocSolution, empresa paranaense que detém a marca Motomco de Medidores de umidade de grãos, o presidente do Inmetro de Santa Catarina, Rudinei Floriano, visitou a unidade.
Os equipamentos são utilizados na determinação do teor de umidade encontrada na soja, no milho, no feijão, no café e demais grãos, culturas que contribuem em grande parte com a economia de Santa Catarina, que está entre os maiores produtores do Brasil.
Floriani destacou a segurança de compra e venda de grãos cuja umidade foi medida em um equipamento verificado pelo Inmetro. “Aumenta a credibilidade dos produtos e proporciona uma comercialização justa tanto para quem vende quanto para quem compra”, afirmou.
De acordo com Roney Smolareck, a verificação nos medidores de umidade pode ser feita de duas formas – no laboratório do Inmetro ou no campo, nos estabelecimentos, em sua maioria produtores, tradings ou cooperativas.
O método de medição utilizado no treinamento é por comparação. Neste método, as amostras de grãos são inseridas no equipamento do laboratório para fazer a leitura do percentual de umidade existente nelas.
“Na sequência, grãos dessas mesmas amostras são verificados no equipamento do cliente para que seja feita a leitura e os valores  então comparados. Esse procedimento é repetido três vezes”, explica Roney.
Segundo  ele, a umidade é o componente determinante no valor das safras em toda cadeia produtiva, da colheita à comercialização. Dependendo do percentual de umidade, o vendedor pode sofrer  desconto importante no valor final do seu produto.
Acompanharam a visita do presidente do Inmetro ao laboratório, o Supervisor Regional do Inmetro em Chapecó,  Neri Schinaider, e o Administrador da Regional de  Chapecó, Ângelo Parcianello Siqueira.
Fonte: VBcomunicacão