Nitro Boost Academy busca projetos de inovação em biológicos para o agronegócio

Closeup scientists hands are holding tablet. Biologist is working at microbiology laboratory. Woman is conducting experiments, tests with plants. Biotechnologist is researching leaves on computer.

A iniciativa de inovação aberta, em parceria com a Liga Ventures, está com inscrições abertas até 19 de setembro

A Nitro, fabricante de especialidades químicas, químicos industriais e insumos para o agronegócio, em parceria com a Liga Ventures, rede de inovação que conecta empresas a startups, lança hoje a iniciativa de inovação Nitro Boost Academy. Ela busca identificar projetos e tecnologias que estão sendo desenvolvidas nas universidades brasileiras e que tragam soluções inovadoras de serviços, processos ou produtos na área de bioeconomia com potencial de aplicação nos segmentos agrário e pecuário.

O Nitro Boost Academy irá avaliar projetos nas áreas de biotecnologia e ciências da vida que envolvam processos, tecnologias e equipamentos de suporte para o agro. O público-alvo são estudantes de universidades, institutos e centros de pesquisa, laboratórios, grupos de pesquisa e departamentos.

“A iniciativa é um spin-off do Nitro Boost, nosso programa de aceleração de startups, porém com um escopo ampliado para conectar com professores, estudantes e grupos de pesquisa em universidades e institutos”, explica o gerente executivo de P&D e Inovação da Nitro, Breno Marques.

A empresa e a Liga Ventures vão fazer uma busca ativa em instituições de ensino para mapeamento de possíveis produtos. A chamada pública para o recebimento de inscrições de projetos interessados em participar vai de 11 de agosto a 19 de setembro. Serão aceitos projetos com no mínimo nível de desenvolvimento TLR (technology readiness level) 2, ou seja, que já tenham conceito formado e concepção de possíveis aplicações.

“A parceria com a Nitro tem sido muito satisfatória e gerado ótimos resultados. Estamos felizes em lançar mais um projeto que ajude a fomentar o ecossistema de inovação, dessa vez com foco mais acadêmico e voltado para os estudantes”, avalia Rogério Tamassia, cofundador da Liga Ventures.

Com a nova iniciativa, a Nitro contribui para fomentar a inovação, além de incentivar a formação de talentos para o mercado de trabalho. Os projetos selecionados serão apresentados no Pitch Day, no dia 04 de novembro, que acontecerá em formato híbrido.

Fonte: Marianna de Aguiar Ribeiro