40ª edição da Foodex expande presença do agro brasileiro no Japão

A expectativa de negócios dos expositores brasileiros realizada durante a 40ª edição da feira Foodex, em Chiba, no Japão, é superior a US$ 50 milhões nos próximos 12 meses. A feira, encerrada na última sexta-feira (06), contou com a participação de 78 países e recebeu a visita de mais de 75 mil pessoas durante quatro dias. Do Brasil, estavam presentes 75 empresas do agronegócio.

Realizada anualmente, a feira é considerada o maior evento comercial exclusivo do setor de alimentos e bebidas na Ásia e no Pacífico. Para o diretor do Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (DPIA/Mapa), Alberto Fonseca, a Foodex é uma plataforma estratégica de ampliação das exportações brasileiras para o Japão. “Para as empresas brasileiras, a feira tem um papel fundamental no fortalecimento do relacionamento com os compradores japoneses, além do acesso a novos parceiros de negócio, em especial nos segmentos de maior valor agregado”, comentou. “Nos últimos quatro anos, acompanhamos o aumento do interesse dos exportadores brasileiros pelo mercado japonês e vice-versa. Nesse período, o Pavilhão do Brasil dobrou em área e triplicou em número de estandes”, finalizou.

Com 530m², o Pavilhão do Brasil foi organizado, pela quarta vez, pelo Mapa, em parceria com o Ministério das Relações Exteriroes (MRE) e realizou três ações promocionais. Uma delas contou com a participação da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que reuniu seis empresas dos setores de carne suína e carne de aves e promoveu degustação de petiscos à moda japonesa, preparados com produtos brasileiros. Além disso, com o objetivo de reforçar a imagem do Brasil como origem de cafés de qualidade, a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) ofereceu degustação aos visitantes do pavilhão brasileiro. Por sua vez, o Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD), com o projeto Organics Brasil, da Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimento (Apex), divulgou o segmento de produtos orgânicos, representado na feira por cinco empresas, de diferentes setores. Os custos do MRE e do Mapa, conjuntamente, foram de US$215 mil para realização da ação. “Cada dólar investido pelo governo federal deverá render mais de 232 dólares em exportações para o país”, afirmou o diretor do DPI, Alberto Fonseca.

Carne suína, carne de frango, vinhos e espumantes, cafés, sucos, polpas de frutas, além de mel e própolis foram alguns dos produtos que se destacaram pelo número de empresas destes segmentos presentes no pavilhão brasileiro. Os visitantes da feira também encontraram produtos típicos do Brasil e que já vêm ganhando espaço no mercado japonês como, por exemplo, o pão de queijo, as bebidas à base de açaí, as cachaças, o chá mate, a água de coco, a tapioca e o palmito. Além disso, também estavam expostos chocolates, balas e confeitos, doces e sobremesas, panetone, biscoitos, energético, pimentas, conservas e outros.

O Japão é um dos maiores importadores mundiais de alimentos e está entre os sete principais destinos das exportações agrícolas brasileiras. O país também é reconhecido por sua influência na região como vitrine de marcas, produtos e tendências de consumo.

Por: MAPA