“A doma dos equinos é um exercício de paciência, disciplina, empenho e até encantamento”, destaca Dr. Paulo Gil, no Dia de Campo Seguro em Nuporanga

Categoria Geral - 21 de novembro de 2020

Evento faz parte do projeto Família Nação Agro, do Senar-SP, e está disponível no Youtube do Canal Rural.

Nuporanga recebeu o Dia de Campo Seguro e os produtores rurais do município conheceram um pouco mais sobre bem estar animal na doma racional em palestra ministrada pelo veterinário Paulo Cesar Nunes Gil. O evento faz parte do projeto Família Nação Agro, iniciativa do Senar-SP em parceria com o Sebrae e Sindicatos Rurais. A palestra está disponível na página do Youtube do Canal Rural.

Entre outros aspectos, o Dr. Paulo Gil abordou como se deve ter respeito pelos animais, motivo principal do seu bem estar. “Antigamente – e em alguns lugares até hoje –, os cavalos eram tratados de maneira errada. A doma era feita como em espetáculos circenses. Isso não funciona. Os cavalos são indivíduos e têm medo de como os seres humanos os tratam. Por isso, a doma é um exercício de paciência, disciplina, empenho e até encantamento. É preciso estudar os animais, conhecer como se comunicam com a natureza. Eles são seres individuais e excepcionais”.

O Dia de Campo Seguro que debateu o bem estar animal faz parte do projeto Família Nação Agro – edição 2020, que inclui 45 eventos virtuais em diferentes municípios paulistas. “O objetivo é capacitar, promover e incentivar o trabalho dos produtores rurais paulistas. O projeto também se propõe a resgatar a tradição do homem do campo. É uma iniciativa de inclusão, com resgate de valores, inclusive de sustentabilidade”, destaca Tirso Meirelles, presidente do Senar-SP.

O Coordenador de Cursos do Senar Nuporanga, Tiago Stabile, falou sobre a importância dos cursos voltados para a disseminação de conhecimentos aos produtores rurais. “Temos diversos cursos gratuitos para os produtores rurais. Todos com certificação válida em território nacional e que estão acontecendo seguindo todas as normas de segurança observadas pelos órgãos de saúde. Quem deseja participar deve procurar o Senar Nuporanga e se inscrever”.

“As modernas tecnologias precisam chegar cada vez mais aos pequenos e médios produtores rurais. Esse acesso é fundamentar para o aumento da produtividade, geração de renda e emprego no campo, reforça Tirso Meirelles.

A palestra do Dia de Campo Seguro em Nuporanga está disponível para acesso no canal do YouTube do Canal Rural.

Fonte: texto e assessoria


Outras Notícias