ABCZ começa a receber primeiros participantes do programa ‘Zebu: Carne de Qualidade’

A Fazenda Experimental da ABCZ- Orestes Prata Tibery Júnior já começou a receber os primeiros animais participantes do programa ‘Zebu: Carne de Qualidade’. Até a manhã desta quinta-feira (14) mais de 30 exemplares já haviam desembarcado no local. A previsão é de que nos próximos dias pelo menos mais 70 bezerros sejam recepcionados, fechando o grupo de inscrito para a primeira edição do programa.

“Nesse projeto temos o objetivo de montar um sistema de produção do gado de corte em que todas as tecnologias, sejam da área de sanidade, de manejo nutricional e genética, concorram para que obtenhamos resultados que sejam lucrativos para o criador, além de sustentáveis, e que comprovem que o uso da tecnologia é viável e traz uma ótima relação custo-benefício”, explica Luiz Antonio Josahkian, superintendente Técnico da ABCZ.

Ele revela ainda que para as próximas edições a previsão é incluir todas as raças zebuínas. Entretanto, nesta primeira, participam exemplares de Nelore. Trata-se de bezerros doados por criadores de 11 estados brasileiros. “Esses animais seguem em período de recepção e adaptação, sendo que no dia 10 de junho o programa começa efetivamente com previsão de 14 meses de duração. Ao longo desse período teremos três etapas bem pontuadas, sendo uma prova de ganho de peso a pasto, outra em confinamento, e, finalizando, um abate técnico”, ressalta Josahkian, ressaltando que o programa é desenvolvido pela ABCZ em parceria com a Embrapa, Epamig, Fazu, Universidade Federal de Viçosa, Unicamp e USP- Esalq

O pesquisador da Epamig, Leonardo Oliveira, complementa explicando que na primeira etapa os animais serão trabalhados em fases distintas. “Iniciaremos nesse período seco do ano, em que esses animais ficarão em pastagens de capim paiaguás e serão suplementados para que a gente registre ganhos entre 800 gramas e um quilo de peso vivo ao dia. Após esse período da seca iniciaremos a fase das águas, que é o pré-confinamento, e todo o trabalho será fazer com que os animais possam potencializar a genética do Zebu em um modelo de pastagem que permita isso”, revela.

Na fase de confinamento os animais também passarão por duas fases, sendo um período de adaptação e, outro, onde será mensurado o Consumo Alimentar Residual. “Isso, pois nosso objetivo é um índice que contemple esse Consumo Alimentar Residual, o ganho de peso e a ultrassonografia de carcaça, mensurando área de olho de lombo e acabamento. Após esse período, iremos fazer uma terminação dos animais para que atendam uma carcaça ótima aos frigoríficos”, explica Lauro Fraga Almeida, gerente de Melhoramento Genético da ABCZ.

Seguindo as etapas do programa, por fim será realizado o abate técnico dos animais, sendo que com a conclusão dele será composto um índice considerando diferentes ponderações para as três fases, ranqueando os participantes.

Fonte: ABCZ