ABCZ e SRB assinam Termo de Cooperação Técnica para expansão do Pró-Genética

Mais um grande avanço no desenvolvimento da pecuária zebuína melhoradora foi registrado na manhã desta terça-feira (20). O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Rivaldo Machado Borges Júnior, e a presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Teresa Vendramini, assinaram um novo Termo de Cooperação Técnica entre as entidades. O documento, que tem como objetivo promover ainda mais a expansão do Pró-Genética no país, reúne uma série de ações para as duas instituições, que trabalharão em parceria para a ampliação do programa.

“A ABCZ e a SRB já são parceiras de longa data, e ficamos extremamente felizes com mais essa possibilidade de trabalharmos juntos em prol do desenvolvimento da pecuária melhoradora. Inclusive, o fortalecimento de parcerias como essa é uma das grandes bandeiras da nossa gestão, entendendo que o setor só crescerá mais, se estivermos trabalhando todos em sinergia. No que se refere especificamente a esse Termo de Cooperação Técnica, estamos falando de uma ação extremamente importante, pois ela reúne as duas grandes entidades da pecuária nacional, empenhadas em desenvolver o pequeno e o médio produtor rural e, consequentemente, toda a cadeia produtiva da carne e do leite no país”, destaca Rivaldo Jr.

A nova parceria também foi destacada pela presidente da SRB, Teresa Vendramini, que ressalta ainda o impacto da novidade para algumas regiões onde o programa tem muita possibilidade de expansão, como o estado de São Paulo. “Essa nova cooperação técnica já nasce com o objetivo de estender para a pecuária paulista os benefícios do programa, e vamos conseguir com essa novidade incentivar a disseminação de reprodutores geneticamente provados para melhorar esses rebanhos. Isso já está acontecendo de modo geral no Brasil, e com essa novidade nós vamos estimular ainda mais a produção de carne e leite nas pequenas propriedades rurais”, diz ela.

De forma prática, entre as ações previstas no Termo de Cooperação Técnica entre as duas entidades estão a realização e participação em eventos técnicos, promoção de novas feiras e leilões do programa, além da mobilização de novas entidades do setor, como os sindicatos rurais.

Assinatura. A assinatura do Termo de Cooperação Técnica foi realizada de forma virtual, em uma live transmitida pelo canal da ABCZ no Youtube. Na ocasião, além de oficializarem a nova parceria, os presidentes das duas entidades envolvidas destacaram a importância do programa para a democratização da pecuária zebuína melhoradora e, consequentemente, o aumento da renda dos pequenos e médios produtores rurais, por meio do aumento da produtividade.

Fonte: ABCZ