Agricultores aproveitam boas condições do clima para avançar plantio do milho

Ainda que a umidade do solo não fosse a ideal em algumas lavouras do Norte do Rio Grande do Sul, os produtores de milho aproveitaram as condições meteorológicas favoráveis para acelerar a implantação da cultura. De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (22/09), as precipitações do domingo amenizaram os impactos do plantio com solo úmido. “As áreas já plantadas apresentam bom stand inicial e estão com baixa incidência de pragas. Continua a aplicação de fertilizantes nitrogenados em cobertura e de herbicidas para o controle de ervas”, destaca o diretor técnico e presidente interino da Emater/RS, Lino Moura.

No Noroeste do Estado, a maioria das lavouras cultivadas sob os pivôs centrais na Região Missioneira está estabelecida, e as demais áreas implantadas em condições adequadas de umidade e manejo de solo apresentam bom stand, crescimento dentro do esperado e sem ocorrência de pragas ou doenças. “Nos próximos dias começará o plantio de lavouras de resteva de pastagem de inverno, que normalmente são em semeadura direta, sem muita palha na lavoura”, comenta Moura.

Na região Central, boa parte dos municípios aumentou a área de lavoura de milho, como Cachoeira do Sul e Cacequi, e o plantio já atinge cerca de 30% da área estimada para a atual safra.

Soja – Mesmo com a diminuição na procura por crédito nos últimos dias, o que indica que muitos produtores já encaminharam seus projetos de custeio, os sojicultores gaúchos dão continuidade ao planejamento da cultura. No momento, a situação é de aquisição de insumos, com prioridade para fertilizantes e sementes, segundo a Emater/RS-Ascar. Há também a retomada de investimentos para aquisição de máquinas e equipamentos, mesmo que de forma ainda lenta.

“Em algumas regiões, muitas áreas onde a soja será cultivada estão ocupadas com azevém ou aveia, como cobertura de solo e utilização de pastoreio. Alguns produtores estão retirando os rebanhos das áreas de pastagens para a realização da dessecação prévia, visando à implantação da cultura de soja”, pontua Lino.

Fonte: Emater RS