Agricultura de Precisão – Climatempo e SGS Unigeo se unem para expandir a agricultura de precisão no país

Agricultura - 14 de agosto de 2019

Empresa de meteorologia passa a oferecer previsão meteorológica e histórico de dados para líder do segmento no Brasil

A Climatempo, maior empresa privada de meteorologia do país, anuncia sua parceria com a SGS Unigeo, líder em agricultura de precisão no Brasil. Juntas, as empresas vão trabalhar em prol da expansão desse mercado, focadas em aumentar a produtividade e a rentabilidade no campo. Por meio do Advisor, serviço de API da Climatempo, a SGS Unigeo terá acesso ao histórico de dados, previsão do tempo e outras informações meteorológicas em tempo real que vão contribuir no processo de consultoria que a empresa oferece ao campo.

“Com informações erradas, o risco de fazer investimento desnecessário é grande. Por isso, é fundamental obter dados com precisão e segurança. Os processos têm de ser auditados, certificados e realizados por profissionais capacitados, como fazemos na SGS Unigeo. Dentro desse cenário, o API da Climatempo também oferecerá dados de qualidade e com um alto índice de acurácia caraterísticos dos nossos serviços”, afirma Leonardo Gomes Cândido, fundador e diretor comercial da empresa.

Dentre as soluções oferecidas pela SGS Unigeo estão o aplicativo Univista Agro, que permite antecipar a decisão na fazenda. O agricultor pode planejar, monitorar e visualizar o campo, proporcionando maior eficiência e rentabilidade, a qualquer hora e em qualquer lugar. Entre as principais funções do app estão a possibilidade de acompanhar o plantio, realizar análise de stand de plantas, o levantamento dos níveis de infestações, o monitoramento de distribuição de chuvas e o gerenciamento de estoque de produtos químicos.

“O Advisor vai ser um grande aliado no processo de decisão dos agricultores, já que oferece informações essenciais para que possam definir seus próximos passos no campo. Junto com a SGS Unigeo esperamos poder expandir a adoção da agricultura de precisão pelo país, contribuindo para aumentar a rentabilidade do agro”, afirma Oliver Thies, CTO da Climatempo.

Lançado em 2017, o Advisor Climatempo oferece previsão diária, para até 15 dias, e horária, para até 72 horas, das variáveis temperatura, chuva, vento e umidade relativa do ar. Além disso, com o Advisor é possível consultar o histórico de dados e as informações sobre a condição atual do tempo para qualquer cidade do país, bem como receber alertas meteorológicos para condições climáticas que possam afetar as operações de campo e causar prejuízos aos agricultores.

Hoje o ciclo da Agricultura de Precisão (AP) demanda ao produtor que ele compreenda os diversos meios pelos quais pode ter perdas na produção. O clima é um dos principais influenciadores de produtividade, de forma que uma consultoria completa e funcional passa pelo conhecimento do ocorrido e das possibilidades futuras. Alinhar as bases de trabalho do Univista Agro ao clima significa fornecer ao produtor uma visão mais ampla do seu sistema produtivo, com a possibilidade de diagnosticar um ou mais motivos que justifiquem investimento, tanto para o aumento de produção quanto para redução de custos.

Sobre a SGS Unigeo

A SGS Unigeo é uma empresa do grupo SGS, de origem suíça. A multinacional é líder mundial em inspeção, verificação, testes e certificação e referência mundial em qualidade e integridade, com mais de 95 mil funcionários, responsável por mais de 2,4 mil escritórios e laboratórios no mundo todo. No Brasil, por meio da SGS Unigeo, tem forte atuação na área de consultoria agrícola no Sudoeste de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Paraná.

Sobre a Climatempo

Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para os principais segmentos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.

Em 2015, passou a investir ainda mais em tecnologia e inovação com a instalação do LABS Climatempo no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). O LABS atua na pesquisa e no desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes.

Principal empresa de consultoria meteorológica do país, em 2019 a Climatempo uniu forças com a norueguesa StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão. A parceria estratégica dá a Climatempo acesso a novos produtos e sistemas que irão fortalecer ainda mais suas competências e alcance, incluindo soluções focadas nos setores de serviços e energia renovável. O Grupo segue presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.

Fonte: Linhas Comunicação


Outras Notícias