Agricultura de precisão é tema de debate nesta quinta

Categoria Geral - 7 de agosto de 2017

Audiência pública na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural debaterá, nesta quinta-feira (10), “Agricultura de Precisão – uma forma racional de produzir alimentos, com sustentabilidade e competitividade”. A deputada Tereza Cristina (PSB-MS), que solicitou o encontro, explica que a agricultura de precisão (AP) é uma nova forma de gestão ou gerenciamento da produção agrícola.

Trata-se, segundo a deputada, do uso de tecnologias e procedimentos para que as lavouras e os sistemas de produção sejam otimizados, tendo como elemento chave o gerenciamento da viabilidade espacial da produção e dos fatores nela envolvidos. “As ferramentas e tecnologias de AP permitem o uso racional dos insumos agrícolas, garantindo a redução dos impactos negativos ao ambiente decorrentes das atividades agropecuárias”, complementa Tereza Cristina.

A deputada destaca a urgência de o Brasil utilizar essas novas tecnologias, em busca do desenvolvimento sustentável. “Novas soluções técnicas de baixo custo, colheitas programáveis, índices de produtividade previsíveis e estoques administráveis e seguros serão decisivos, tanto para o agronegócio como manter os jovens no campo e garantir o sustento da agricultura familiar”, diz.

Foram convidados para debater o assunto:

– pela Associação Brasileira de Agricultura de Precisão, José Paulo Molin;
– representante da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa);
– representante da Associação Brasileira de Prestadores de Serviços em Agricultura de Precisão (ABPSAP);
– pela Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP), do Ministério da Agricultura, Márcio Albuquerque;
– e representante da Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).

 A audiência terá início às 10 horas, e ocorrerá no plenário 6.
Fonte:  AGÊNCIA CÂMARA
Imagem créditos: Divulgação

Outras Notícias