Alerta Agroclimático – 04 julho 2016

Uma nova frente fria estará avançando nesse início de semana sobre o Rio Grande do Sul e com isso, há previsões de chuvas de forte intensidade a partir dessa terça-feira sobre, praticamente, todo o Estado gaúcho. E essas chuvas deverão persistir até a quarta-feira, uma vez que na quinta o tempo volta a abrir. Mas esse sistema também deverá avançar sobre os Estados de Santa Catarina e Paraná entre a noite de terça e ao longo da quarta-feira, onde irá provocar chuvas sobre esses Estados. Os volumes não serão tão altos como no Rio Grande do Sul, mas já serão suficientes para atrapalhar o andamento da colheita do milho safrinha e demais cultura de 2ª safra. Além disso, essas chuvas sobre a região Sul irão também inviabilizar o plantio do trigo. Mas de certa forma, essas chuvas irão beneficiar o desenvolvimento das culturas de inverno, já que haverá a elevação dos níveis de umidade do solo.

                Porém, nessa segunda-feira, o tempo seguirá aberto em todo o Brasil, com exceção apenas para a região litorânea da Bahia, onde há previsão de chuvas, juntamente com a faixa norte da região Norte. E ao longo da semana há previsão de chuvas sobre toda as faixas litorâneas do Nordeste e do Norte do Brasil. Nas demais regiões o tempo seguirá aberto e sem previsões para chuvas. Possibilitando que a colheita do milho safrinha, algodão, café e da cana de açúcar possam transcorrer sem maiores transtornos ao longo desse período.

                Com relação as temperaturas, nesse início de semana as temperaturas irão se manter um pouco mais elevadas, porém a partir da quinta-feira uma nova massa de ar polar conseguirá avançar sobre o Brasil, levando ao declínio acentuada as temperaturas, principalmente as mínimas, onde em muitas localidades poderão ocorrer temperaturas abaixo dos 10°C. Não há riscos para geadas, apenas deverão ocorrer formações de geadas nas regiões serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

                Para os Estados Unidos, os próximos 10 dias serão de chuvas, mas os volumes ficarão abaixo da média para o período, sendo que toda a faixa oeste americana terá tempo firme sem previsões de chuvas que possam elevar os níveis de umidade do solo. Entretanto, na região do meio-oeste americano, a previsão é que os volumes de chuvas não ultrapassem os 30 mm durante os próximos 10 dias. E além dos baixos volumes de chuvas, as temperaturas continuarão altas, onde as máximas continuarão superiores aos 32°C. E essa combinação poderá provocar algumas perdas pontuais.

image001 image002 image003 image004 image005 image006

Por: Marco Antonio dos Santos