Alerta Agroclimático – 08 junho 2016

Após um longo período chuvoso sobre a faixa central do Brasil, em especial sobre São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, onde gerou enormes estragos tanto no meio rural, quanto nas cidades, agora é o frio que irá marcar esse restante da semana. Uma massa de ar polar está avançando e ganhando forças e com isso, as temperaturas despencam em todos os municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e até mesmo em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Nessa manhã de quarta-feira já há registros de formações de geadas no extremo sul do Mato Grosso e do Paraná. Porém, será nessa próxima madrugada que o frio irá “pegar mesmo”. Pois, estão sendo previstas temperaturas negativas para vários municípios da região Sul, em especial em áreas produtoras de milho safrinha do Paraná, há possibilidade até mesmo de vir a atingir áreas cafeeiras e de cana de açúcar do Paraná e do Mato Grosso do Sul. Há riscos também para o trigo, já que muitas lavouras paranaenses estão com mais de 45 dias de desenvolvimento e, portanto, suscetíveis  ao frio extremo. Ainda é muito cedo para prever quais os dados que esse frio que irá persistir não só nessa quinta-feira, mas até o início da próxima semana poderá fazer, mais é fato que perdas irão ocorrer.

                Com relação as chuvas, a frente fria que estava sobre São Paulo, avança sobre o Sudeste e nessa quarta-feira irá provocar chuvas sobre o Espírito Santo, leste e norte de Minas Gerais, norte de Goiás, Tocantins, oeste da Bahia, norte do Mato Grosso, Maranhão, Pará e Rondônia. Apesar das chuvas estarem chegando muito tarde sobre essas localidades, quando falamos de lavouras, elas poderão aliviar um pouco o efeito negativo da forte estiagem e até mesmo provocar uma queda das temperaturas, aliviando também o calorzão das últimas semanas.

                A partir de manhã o tempo voltará a abrir em todo o Brasil, mas ainda continuará com condições para eventuais pancadas de chuvas sobre a faixa norte do Brasil. Somente em meados da semana que vem é que as chuvas irão retornar ao Sul do País, por conta do enfraquecimento da massa de ar polar. E daí pra frente as chuvas permanecerão mais concentradas sobre a região Sul, o que é normal para essa época do ano. E mais ondas de frio extremo deverão ocorrer durante todo esse inverno.

image001 image002 image003 image004 image005

Por: Marco Antonio