Alerta Agroclimático – 09 junho 2016

A massa de ar polar que está sobre o Sul do Brasil ganha forças e com isso, a quinta-feira amanhece com formações de geadas em diversas localidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e até mesmo no sul de São Paulo. Em muitos municípios os termômetros registram temperaturas negativas. Apesar de ainda não termos relatos, mas é quase que certeza que áreas de milho foram afetadas, até porque em Cascavel, os termômetros marcam 3.3°C e em Pato Branco, 0,1°C as 6h00. Em São Paulo, o município de Rancharia registra 2,7°C, o que também deve ter afetado lavouras de cana de açúcar. Porém, esse frio todo não atingiu as áreas de café das regiões da Mogiana Paulista e muito menos do sul de Minas Gerais, pois segundo os termômetros da Cooxupé, as temperaturas não abaixaram dos 8°C.

                E a tendência é que essa massa de ar polar mantenha as temperaturas extremamente baixas ao longos das próximas madrugadas. Podendo acarretar novas geadas, afetando lavouras de milho safrinha, hortaliças, pastagens e até mesmo o trigo na região oeste do Paraná. Entretanto, para as áreas cafeeiras de São Paulo e de Minas Gerais, o risco é baixo, mas não nulo, principalmente para as regiões cafeeiras do norte do Paraná e sul de São Paulo, como Gália e Garça.

                Com relação as chuvas, a quinta-feira será de tempo fechado e com possibilidades para ocorrência de pancadas de chuvas no sul do Pará, extremo norte do Mato Grosso, metade sul do Tocantins e sobre as regiões nordeste de Minas Gerais, Espírito Santo e sul da Bahia, devido a presença da frente fria. E esse corredor de umidade deverá se manter inalterado ao longo dos próximos dias, sendo que o sábado, poderão vir a ocorrer pancadas de chuvas sobre essas localidades do Brasil. O que poderá trazer problemas para as lavouras de milho safrinha e também de algodão. Já que tem várias lavouras que já estão em fase de colheita.

                Já em toda a metade sul do Brasil, o tempo permanecerá aberto e sem previsões para chuvas, pelo menos até meados da semana que vem, quando a massa de ar polar começará a perder forças.

image001 image002 image003 image004 image005

Por: Marco Antonio