Alerta Agroclimático – 10 junho 2016

  A massa de ar polar que está sobre a região Centro-Sul do Brasil mantém as temperaturas baixas e novamente foram registradas formações de geadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Porém, na maioria das localidades essas geadas foram mais fracas, quando comparadas a de ontem. Sendo, portanto, mínimos as perdas nessa sexta-feira. Entretanto, uma nova massa de ar polar estará avançando e com isso o final de semana será de temperaturas bastante baixas e novos riscos para geadas ainda mais generalizadas, inclusive, podendo atingir áreas cafeeiras do sul de Minas Gerais e da mogiana paulista. Além disso, há possibilidades de que esse frio também venha atingir áreas de cana de açúcar, não só de São Paulo, mas principalmente do Paraná e do sul do Mato Grosso do Sul. Contudo, os estragos deverão ser mínimos, já que o centro de alta pressão (1030hPa) deverá passar mais na costa de São Paulo. Desse modo, essa possível geada que deverá ocorrer nas madrugadas de domingo e de segunda deverá causar danos mínimos ao café e cana de açúcar. Até mesmo para o milho safrinha do Paraná e do Mato Grosso do Sul as perdas deverão ser mínimas, já que a grande maioria dos milharais já se encontram em fase bastante adiantada de maturação.

                E por conta dessa massa de ar polar de fortíssima intensidade não há previsão de chuvas para todas as regiões produtoras do Sul, Sudeste e centro-oeste do Brasil durante esses próximos dias, sendo que a frente fria ainda se encontra no litoral baiano onde mantém uma linha de instabilidade sobre o sul do Pará, extremo nortedo Mato Grosso e de Goiás, bem como sobre a metade sul da Bahia. Essas chuvas, com exceção do Pará, estão atrapalhando o desenvolvimento do milho safrinha e do algodão, onde já há relatos de perdas, agora pelas chuvas. Só que esse sistema estará perdendo forças nos próximos dias e com isso a próxima semana começará com tempo aberto e sem previsões para chuvas sobre essa parte do País.

                E a partir de meados da semana que vem, uma frente fria conseguirá avançar sobre o sul do Brasil, onde a partir da quarta-feira, deixará o tempo instável e com possibilidades para ocorrência de chuvas em toda a região sul, o que poderá agravar ainda mais as condições do milho safrinha do Paraná, pois poderá atingir plantas afetadas pela geada do final de semana.

image001 image002 (1) image002 image003 image004 image005

Por: Marco Antonio