Alerta agroclimático – 22 junho 2016

Áreas de instabilidade são observadas nessa manhã de quarta-feira em várias localidades das regiões Sul e Sudeste do Brasil. Com isso, o dia será de chuvas de moderada a forte intensidade sobre o Paraná, norte e leste de Santa Catarina, São Paulo, sul de Minas Gerais e também sobre o Mato Grosso do Sul. Também podem ocorrer algumas pancadas sobre o sul e leste do Mato Grosso. Porém, os maiores volumes e até mesmo a possibilidade de ocorrências de transtornos ficará registradas as faixas leste do Paraná e de São Paulo.

                Tais condições meteorológicas mantém a colheita do milho, feijão, café e cana de açúcar paralisadas no Paraná, bem como o plantio do trigo no Estado. Onde já há relatos de aumento das perdas de produtividade e de qualidade. Em São Paulo, as chuvas previstas para essa quarta-feira também poderão ocasionar a paralisação das atividades de campo, como colheita, mas sem que venha a causar danos às lavouras, uma vez que a partir de amanhã as chuvas já diminuem bastante no Estado, voltando a ficar restritas à região Sul. E essas chuvas sobre a região Sul, em especial sobre o Paraná, continuarão até o final de semana, onde causarão mais estragos, mantendo as atividades agrícolas paralisadas. Dessa maneira a produção de milho e demais cereais, bem como de café estará sofrendo fortes reduções.

                Nas demais localidades do País o tempo seguirá firme e sem previsões para chuvas. Permitindo a realização da colheita do milho safrinha, do algodão e demais culturas. Chuvas somente na faixa litorânea das regiões Norte e Nordeste.

                Com relação as temperaturas, com o enfraquecimento da massa de ar polar, as temperaturas gradativamente estarão em elevação. Porém, as madrugadas ainda continuarão mais frias em todo Centro-Sul e com a presença do sol durante o dia, as temperaturas ganham elevação. Somente no Sul é que as chuvas manterão as temperaturas máximas mais baixas. Mas não há riscos para formações de geadas ou danos às lavouras por conta do frio extremo durante esses próximos 15 dias.

image001 image002 image003 image004

Por: Marco Antonio dos Santos