Alerta Agroclimático – 23 junho 2016

A frente fria que estava sobre o Sul do Brasil provocando chuvas ininterruptas já se encontra sobre o Atlântico e com isso a quinta-feira será de tempo aberto e sem previsões para chuvas em, praticamente, todas as regiões produtoras do País. Só há possibilidade para eventuais pancadas de chuvas sobre o sul de Minas Gerais, o que também não deverá trazer grandes problemas, uma vez que serão chuvas passageiras e, portanto, no máximo poderão ocasionar paralisações momentâneas nos trabalhos de colheita e secagem do café.

Com tempo aberto e sem previsões para chuvas, os produtores poderão ir a campo e realizar todos os tratos culturais, bem como a colheita do milho, algodão, café, cana de açúcar e o plantio do trigo. Que no Paraná segue atrasado, por conta dos vários dias consecutivos de chuvas.

Contudo, um novo sistema meteorológico está se formando sobre a Argentina e deverá avançar sobre a região Sul no sábado, onde levará muita chuvas para as regiões oeste do Rio Grande do Sul e Paraguai. No domingo essas chuvas deverão atingir todo o Rio Grande do Sul e boa parte de Santa Catarina. Nas demais localidades do Sul e também todo o Sudeste, Centro-oeste, Matopiba e Pará o tempo seguirá aberto e sem previsões para chuvas. E essas chuvas do final de semana no Rio Grande do Sul, permitirão a elevação dos níveis de água no solo, garantindo melhores condições ao plantio e desenvolvimento das culturas de inverno, em especial o trigo.

image001 image002 image003 image004

Por: Marco Antonio dos Santos