Alerta Agroclimático – 24 junho 2016

A sexta-feira será de tempo aberto em, praticamente, todas as regiões do Brasil. O que irá permitir a realização dos tratos culturais e, principalmente a realização da colheita do milho, feijão, café, cana de açúcar entre outras culturas. Contudo, devido a uma linha de instabilidade sobre o sudoeste do Pará, nordeste do Mato Grosso, norte de Goiás e sul do Tocantins, pancadas de chuvas poderão vir a ocorrer sobre essas regiões ao longo dessa sexta-feira. Mas serão pancadas de chuvas muito pontuais e de fraca intensidade, não ocasionando prejuízos às culturas, nem a realização dos trabalhos de campo.

                Porém, nesse sábado o avanço de um novo sistema meteorológico pela região Sul irá deixar o tempo bastante instável e com previsões de chuvas fortes sobre a faixa oeste do Rio Grande do Sul e extremo sul do Paraguai. E no domingo esse sistema avança e deixará toda a metade sul gaúcha com chuvas de moderada a forte intensidade. Nos demais Estados da região Sul, bem como em São Paulo e Mato Grosso do Sul o final de semana será com alguma nebulosidade, mas sem que venham ocorrer chuvas generalizadas. E essa próxima semana, portanto, será de tempo instável e com chuvas apenas sobre o Rio Grande do Sul. E tempo seco no restante do Brasil.

                Essas chuvas irão atrapalhar o pleno andamento do plantio do trigo no Rio Grande do Sul, podendo até mesmo gerar algumas perdas pontuais, já que os volumes esperados serão altos. Como nos demais Estados brasileiros o tempo seguirá firme, as condições se manterão favoráveis a realização da colheita do milho, café, cana de açúcar entre outras culturas, bem como a realização do plantio do trigo e demais culturas de inverno.

                As temperaturas por sua vez irão sofrer um ligeiro aumento, não sendo previstos frios extremos ao longo desses próximos 10 dias que venham causar algum tipo de dano às culturas.

image001 image002 image003 image004

Por: Marco Antonio dos Santos