Alerta Agroclimático – 27 junho 2016

Áreas de instabilidade associadas a um ciclone extratropical mantém o tempo fechado e chuvoso na faixa oeste do Rio Grande do Sul nessa manhã de segunda-feira. Os volumes que vem ocorrendo na região desde o sábado já superam os 60 mm e a tendência é que entre hoje e manhã venham a ocorrer volumes semelhantes e até mesmo superior a isso. Inviabilizando todas as atividades agrícolas como o plantio do trigo e demais culturas de inverno. Devido a um bloqueio atmosférico no Oceano Pacífico, esse sistema não avançará pelos demais Estados da região Sul e nem tão pouco sobre o Sudeste e Centro-oeste. Contudo, a partir de manhã aumenta a nebulosidade sobre a região norte do Rio Grande do Sul em Santa Catarina e Paraná, devido aos ventos fortes que sobram em superfície, com isso poderão vir a ocorrer pancadas de chuvas sobre essas regiões entre amanhã e quarta-feira. Mas os volumes serão baixos e dessa forma, não inviabilizando os trabalhos de plantio do trigo e colheita do milho safrinha.

No Sudeste, Centro-oeste e em todo o Matopiba e Pará, o tempo seguirá firme e sem previsões para chuvas ao longo de toda essa semana. Possibilitando que a realização da colheita do milho safrinha, algodão, café e da cana de açúcar possam transcorrer sem maiores problemas ao longo da semana. Sem chuvas e com céu aberto a previsão é que as temperaturas tenham grande amplitude térmica ao longo do dia, isto é, madrugadas e início das manhãs mais frias e tardes mais quentes. Condições ideais à aplicação de maturadores e dessecantes na cultura do algodão. E a tendência que esse padrão meteorológico se mantenha inalterado ao longo dos próximos 15 dias.

                Para os Estados Unidos a semana será chuvas em todas as regiões produtoras de grãos, em especial sobre a região do meio-oeste, porém os volumes serão baixos, sendo previsto ao longo dessa semana, valores inferiores a 50 mm. As temperaturas, principalmente as máximas continuarão acima da média para o período. Mas mesmo com temperaturas altas, as ocorrência de pancadas de chuvas possibilitarão condições razoáveis ao desenvolvimento das lavouras de soja, milho e algodão. Não sendo previstos quebras de produtividade significativas ao longo dessa semana.

image001 image002 image003 image004 image005 image006

Por: Marco Antonio dos Santos