Alerta Agroclimático – 28 junho 2016

Áreas de instabilidade continuam sobre o Rio Grande do Sul, onde a terça-feira será com chuvas, principalmente sobre a metade sul do Estado. Com isso, algumas atividades agrícolas, como o plantio do trigo poderão ser comprometidas, mas sem que venham causar prejuízos às lavouras. Nas demais regiões do Brasil, o tempo seguirá aberto e sem previsões para chuvas. Permitindo, que a realização da colheita do milho safrinha, feijão, café, cana de açúcar entre outras culturas possam transcorrer sem maiores problemas. As temperaturas por sua vez, se manterão mais amenas durante as madrugadas e manhãs e com o sol a pino e poucas nuvens no céu, a temperatura sobe bem ao longo do dia.

                E esse deverá ser o padrão meteorológico ao longo de toda essa semana. Chuvas, apenas no extremo sul do Brasil, tempo aberto e sem previsão para chuvas no restante do País e grande amplitude térmica. Condições tipicamente de inverno, ainda mais porque não há nenhum fenômeno climático influenciando, como La Niña ou El Niño.

                Já nos Estados Unidos a previsão para essa terça-feira é de chuvas, fracas, mas em vários pontos da região meio-oeste e leste dos Estados Unidos, o que manterá os solos com níveis razoáveis de umidade. Já as temperaturas continuarão altas para o período. E esse padrão de pancadas de chuvas e muito calor deverá se manter inalterado ao longo de toda a semana. E mesmo com chuvas, mas com temperaturas acima da média poderão vir a ocorrer perdas pontuais nos potenciais produtivos das plantas de soja, milho e algodão.

image001 image002 image003 image004 image005 image006

Por: Marco Antonio dos Santos