Alerta Agroclimático – 29 junho 2016

A quarta-feira será de tempo aberto e sem previsões para chuvas em, praticamente, todas as regiões do Brasil, com exceção apenas para o extremo sul do Rio Grande do Sul e norte do Espírito Santo e sul do Bahia que terão chuvas ao longo do dia. Apesar do tempo firme, as baixas temperaturas da madrugada e do início do dia irá provocar nevoeiros em boa parte da região Centro-Sul do Brasil, o que poderá dificultar operações nos aeroportos e o tráfico nas rodovias. Mas esse tempo firme manterá as condições bastante favoráveis à realização dos trabalhos de colheita em todo o Brasil.

                Entretanto, quanto mais avança a colheita, mais se observa que todas as intempéries climáticas provocadas pelo El Niño ao longo da safra 2015/16 e as geadas ocorridas em junho, causaram impactos bastante significativos à produção das culturas, em todo o Brasil. Pois, todas as culturas, como milho, algodão, feijão, café, hortaliças, entre outras vem apresentando reduções em seus potenciais produtivos. Apenas a cana de açúcar e consequentemente a produção de açúcar e etanol é que está acima da média, quando comparado aos últimos anos.

                e a tendência é que esse padrão meteorológico persista ao longo de toda a semana, sendo que só irá ocorrer mudanças na semana que vem, com o avanço de uma nova frente fria sobre a região Sul, onde irá provocar pancadas de chuvas sobre toda a região. Até lá, o tempo seguirá firme e as temperaturas ganhando elevação, principalmente no período da tarde.

image001 image002 image003 image004

Por: Marco Antonio dos Santos