Animais comprovados em testes são destaques no Guatambu, Alvorada e Caty

Exemplares das raças Hereford e Braford vencedores de provas à campo e touros reconhecidos por programas de melhoramento genético estarão em oferta dia 10 de outubro

Reconhecidas pelos trabalhos de seleção genética realizados há décadas, a Guatambu, Alvorada e Caty mais uma vez trarão aos compradores uma oferta de animais das raças Hereford e Braford comprovados por testes dos mais variados tipos. O remate ocorre dia 10 de outubro de 2019 a partir das 13h30min na Estância Guatambu, em Dom Pedrito (RS).

A Guatambu, por exemplo, vai ofertar animais das raças Hereford e Braford que se destacaram nas últimas duas edições da Prova de Avaliação à Campo (PAC) e do Teste de Eficiência Alimentar. Segundo o proprietário da Guatambu, Valter Pötter, são animais que se destacaram no programa genético da Conexão Delta G e foram concorrer estas provas na Embrapa, se destacando como campeões. “Tudo o que se implementa com melhoramento genético se faz para melhorar o rebanho. Selecionamos reprodutores com essa genética, comprovamos a campo e repassamos à clientela este ganho nos reprodutores que colocamos à venda”, observa.

Já a Agropecuária Caty, de Santana do Livramento (RS), levará à leilão diversos touros indicados ao teste de progênie da Conexão Delta G. Entre eles, touros Braford com percentual de sangue zebuíno 100% Nelore na composição racial, o que vem sendo demandado pelo mercado. “Temos vários filhos de touros que estão em Centrais de inseminação e são líderes do sumário de touros da Conexão Delta G”, destaca o representante da Caty, Bernardo Pötter.

Os índices genéticos disponibilizados no remate são compostos pela DEP harmônica de cada uma das características, que preconiza animais com produção mais homogênea e penaliza animais com produção extrema. No caso da DEP para ganho de peso o que conta é a velocidade para se chegar ao peso desejado pelo mercado. O tradicional remate, que chega à sua 47ª edição, ofertará lotes com 180 fêmeas e 120 touros das raças Hereford e Braford.

Fonte: AgroEffective Por Nestor Tipa Júnior