Argentina: primeiros rendimentos da colheita de trigo estão abaixo do esperado

As chuvas registradas nos últimos dias agravaram a situação de excessos hídricos na região oeste de Buenos Aires e no norte de La Pampa, assim também como em alguns setores da região sul de Córdoba. Pontualmente, nesta última zona, os setores afetados registram excessos hídricos há vários meses, “e é por isso que o cultivo de trigo é localizado em áreas elevadas, com menor risco de perda”, como informa a Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA).

Diferente, no entanto, é o cenário nos municípios do oeste de Buenos Aires, General Villegas, Carlos Tejedor e Rivadavia, onde serão registradas perdas de vários quadros uma vez que os produtores tenham a possibilidade de voltar aos campos e analisar o estado do cereal. Em paralelo, as mesmas chuvas sobre o centro da área agrícola nacional continuam abastecendo de umidade os lotes de trigo que já se encontram transitando por etapas avançadas de espigamento e enchimento de grãos.

“A colheita dos primeiros lotes de trigo avança no norte do país, onde se concentra 11% dos 4.300.000 hectares plantados a nível nacional na presente safra. O progresso nacional de colheita equivale a 2,7% da superfície apta e os rendimentos obtidos ficaram abaixo das expectivas iniciais devido ao prolongado déficit hídrico que foi registrado durante as etapas de enchimento de graos nas regiões nordeste e noroeste. De todas as maneiras, se espera que a média nacional aumente a medida em que as colheitadeiras avancem sobre os lotes de trigo ao centro e ao sul do país. Com esse cenário, a projeção de produção para a safra em curso é de 12.500.000 toneladas”, diz a BCBA.

No noroeste, “os maiores progressos se registraram  sobre as localidades de Los Puestos, Pichanal, Metan e Salta, com rendimentos muito variáveis. As produtividades oscilam em função da condição de humidade que foi registrada em cada lote em particular, fundamentalmente durante as etapas críticas de espigação e enchimento de grãos. Nos últimos dias, a colheita do cereal foi feita de forma parcial por conta das chuvas registradas nos núcleos produtivos da região. A colheita de trigo também avançou sobre o núcleo produtivo do noroeste, principalmente nas localidades da província de Chaco como Charata, Las Breñas e Villa Ángela, em lotes plantados em datas adiantadas. O rendimento médio semanal pode melhorar a medida em que as colheitadoras avancem sobre os lotes mais tardios”.

No Centro-Norte de Santa Fé, o estado fenológico do cereal varia em função da data de implantação. Em média, a maioria dos quadros se encontram no enchimento de grãos, enquanto os lotes adiantados no extremo norte da região já se encontram em maturação fisiológica. As últimas chuvas registradas permitiram melhorar as condições para o enchimento de grãos, o qual até o momento se desenvolve com temperaturas noturnas frescas, com boa amplitude térmica. Os produtores mantém as boas expectativas de produção das últimas semanas e a colheita poderá começar nos primeiros dias de novembro.

Por outra parte, as inundações registradas em algumas localidades do oeste de Buenos Aires poderiam afetar o crescimento e o desenvolvimento normal do cereal implantado em lotes baixos, que até o momento se encontravam transitando etapas de espigamento ou começando o enchimento de grãos. Por sua vez, os produtores locais realizaram aplicações preventivas com fungicida em lotes que não se encontram com excessos de umidade, a fim de preservar a sanidade do cultivo. No centro de Buenos Aires, o cereal se encontra nas etapas de encanamento e espigamento, com boa oferta hídrica e uma pressão de baixa sanidade, uma vez que se revelou a presença do pulgão e da mancha amarela. “Na localidade de Henderson foi registrada um geada nos dias prévios a esta publicação, que poderá limitar o potencial de rendimento nos lotes afetados”, prevê a Bolsa.

Sobre o sul de Buenos Aires, o cereal implantado em datas adiantadas começou a entrar na fase de espigamento, sob uma condição de umidade adequada. Nos lotes tardios, entretanto, o cereal ainda transita a etapa de encanamento, onde o crescimento e desenvolvimento do cereal se encontra atrasado em comparação com a safra passada. Nos núcleos de trigo da região, foi registrado um maior incremento no nível de tecnologia aplicado na presente safra, principalmente em um maior controle fitossanitário e melhores doses de fertilização.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: Infocampo.com.ar