Assessoramento de abate de bovinos faz parte da programação da Expopec

Os pontos críticos de perdas e sugestões de melhorias no processo de pré-abate e abate de bovinos vão ser debatidos durante a 3ª edição da Exposição de novas tecnologias voltadas ao desenvolvimento da pecuária (Expopec), em Porangatu (GO). O tema faz parte da demonstração do treinamento de assessoramento de abate, que será realizada nos dias 23 e 24 de março pelo instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), Alexandre Rui Barbosa. “Como a pecuária passa por uma grande transformação, o tema vai tentar mostrar onde estamos e onde podemos chegar ao entender o que é produzir com qualidade e respeito”, afirma.

Processos

De acordo com Alexandre, no processo de pré-abate é preciso avaliar alguns pontos críticos, como o manejo dos animais na própria propriedade, com o uso de práticas que causam estresse e lesões nos animais como o uso de ferrões, choques, correria e gritos, fatos esses que podem melhorar muito com o uso de práticas de manejo racional. “Além disso, é preciso ficar atento ao embarque dos animais. Na grande maioria é feito em caminhões, sem condições de transportar bovinos e caminhoneiros sem treinamento. O manejo em alguns frigoríficos também requer atenção, já que alguns não apresentam boas práticas de manejo racional e instalações corretas para um bom abate”, informa.

Qualificação

O treinamento de Assessoramento de Abate de Bovinos tem carga horária de 24 horas. O instrutor do Senar Goiás explica que é mais uma ferramenta de ajuda ao homem do campo para entender a parte de produção de carne, além de fortalecer o programa Pesebem da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg). “Este treinamento dá continuidade a outro treinamento do Senar Goiás, que é o de Manejo Racional de Bovinos de Corte, que já tem como objetivo melhora as condições de manejo com os animais”, diz.

Expopec 2018

A novidade deste ano da Expopec 2018 é que a exposição terá espaço para a parte de aves também. O evento, considerado um dos principais do Centro-Oeste voltado para a cadeia produtiva da carne, tem o objetivo de divulgar e apresentar as tecnologias direcionadas ao aprimoramento da produção de carne bovina, de aves, ovina/caprina e suína, além de discutir e apresentar o que há de mais novo no mercado nacional e internacional. Para a edição de 2018, a expectativa é receber mais de 20 mil pessoas e superar os R$ 50 milhões em volume de negócios. A realização é da Faeg, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás) e do Sindicato Rural (SR) de Porangatu.

Estão previstas palestras com renomados especialistas, técnicos e pesquisadores do segmento de pecuária no Brasil. Também vão ser realizadas oficinas e demonstrações, vitrine da carne, espaço para negócios, feiras de touros, exposição de animais, shopping de cavalos, capacitações, festival gastronômico e outras atividades. O público poderá conferir ainda o lançamento e a demonstração de novos produtos, equipamentos, máquinas e serviços.

Ficha Técnica

3ª Expopec

Data: 22 a 25 de março de 2018 (quinta a domingo)

Local: Parque de Exposições Agropecuárias ‘Hilton Monteiro da Rocha’

Endereço: Av. Brasília, Vila Rosa, Porangatu (GO)

Comunicação/Faeg

Foto: Arquivo Faeg