Aterra Ambiental é campeã do Paint the Future Brasil

Solução da startup, que é investida do BMG UpTech, foi uma das quatro escolhidas no programa colaborativo de inovação da multinacional holandesa AkzoNobel.

A Aterra Ambiental é uma das quatro startups brasileiras vencedoras do Paint the Future Brasil, ecossistema que busca acelerar novas possibilidades de inovação na indústria de tintas e revestimentos. O programa colaborativo é idealizado pela AkzoNobel, companhia líder no setor e uma das principais fabricantes de especialidades químicas. O objetivo é combinar ideias criativas e inovadoras com experiência e recursos. Agora, os projetos selecionados serão desenvolvidos em parceria com a multinacional holandesa, para que as tecnologias apresentadas se tornem factíveis.

A solução da startup, que é investida pelo BMG UpTech, foi a campeã em um dos desafios propostos, o Ciclo de Vida mais Sustentável. Por meio de seu marketplace, a Aterra irá agregar valor aos resíduos não apenas da fábrica da AkzoNobel, mas também àqueles gerados no pós-consumo. Isso inclui um piloto com grande potencial para escalar tal tecnologia para destinação das latas e sobras de tinta do consumidor final, em um modelo de fácil gestão pela companhia.

Os vencedores também receberão propostas, conforme o perfil e estágio de maturidade da ferramenta, o que pode envolver acordos de fornecimento, colaboração e de codesenvolvimento, com a cooperação e o apoio necessários para enriquecer os projetos e fazer os negócios decolarem, além de acesso a clientes. “Estamos muito felizes e motivados com esse resultado. Será uma grande oportunidade de visibilidade e de desenvolver tanto nosso modelo de negócio quanto novas possibilidades para o setor de tintas e revestimentos. Além de nos reafirmar como uma startup apta a trabalhar com multinacionais”, destaca o Head de Desenvolvimento de Novos Negócios da Aterra, Leonardo Aguiar.

Há cinco anos no mercado, a empresa desenvolve soluções estratégicas para os processos de gestão e destinação dos resíduos. Atua em diversos segmentos, como Alimentício, Metalurgia, Automobilístico, Varejo, entre outros, apoiando clientes e parceiros para um direcionamento sustentável das sobras, com geração de valor. Atualmente, em seu marketplace, a Aterra negocia mais de mil toneladas de resíduos por mês, fortalecendo os benefícios econômicos para as corporações atendidas.

O desafio
À procura de ferramentas para sustentar o conceito de Indústria 4.0, a AkzoNobel, por meio do Paint The Future Brasil, contemplou startups que solucionassem questões específicas do segmento, a fim de tornar seus processos mais eficientes. O Brasil foi o primeiro país escolhido – entre os mais de 150 em que a companhia está presente – para receber uma edição regional do programa. Além do Ciclo de Vida Mais Sustentável, os desafios foram divididos nas categorias Experiência do Cliente; Novas Funcionalidades; e Cadeia Produtiva e Logística Inteligente.

Fonte: Link Comunicação