Atraso nas lavouras sustenta preço da soja nos EUA

O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na quinta-feira (22.08) baixa de 4,50 pontos no contrato de Setembro/19, fechando em US$ 8,65 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com desvalorizações entre 4,25 e 4,75 pontos.

Os principais contratos futuros tiveram um dia de perdas no mercado norte-americano da soja, com vendas técnicas derrubando as cotações. “A incerteza sobre o real tamanho da safra americana de soja continua trazendo dúvidas ao mercado. Antes e depois do último relatório do USDA e agora como Crop Tour que está encontrando muitas lavouras com resultados díspares”, aponta a T&F Consultoria Agroeconômica.

De acordo com a Consultoria ARC Mercosul, na soja os resultados do Tour de Safra da Pro Farmer são alarmantes, com “número de vagens bem inferior ao registrado em 2018, principalmente na porção leste do Cinturão Agrícola”. Por outro lado, as previsões de chuvas nos próximos 10 dias mostram um cenário favorável para a maior parte das regiões produtoras americanas.

“Volumes mais intensos são esperados no Delta do Mississipi e no sul do Cinturão Agrícola, onde os acumulados podem chegar a até 100 milímetros. A região mais seca neste final de agosto é o sul do estado de Iowa, onde as chuvas não devem superar os 20 milímetros. O que mais preocupa agora é o atraso no ciclo das lavouras americanas, que em grande parte devem chegar a maturação durante a janela de alto risco de geada e neve, fato agravado pelas previsões de temperaturas abaixo da normalidade na próxima semana, o que deve retardar o desenvolvimento das lavouras”, concluem os analistas da ARC Mercosul.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems

Crédito: Reuters Por Paulo Whitaker