Auditores europeus aprovam sistema de controle de sementes do Brasil

A União Europeia aprovou o sistema brasileiro de controle de sementes. A decisão foi anunciada ao final da visita de uma comitiva de auditores europeus ao país. Agora, eles vão recomendar ao Parlamento Europeu o reconhecimento de equivalência. Apenas após a conclusão desse processo, que deve durar alguns meses – podendo chegar a um ano –, o Brasil poderá receber autorização para exportar sementes, inicialmente de milho e de forrageiras.

Nas últimas semanas, a missão de auditores europeus visitou unidades de produção de sementes no Distrito Federal e em Minas. Nessa terça-feira (19), a delegação se reuniu com técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasil, para trocar informações e apresentar o resultado das auditorias. Na avaliação da comitiva, os produtores brasileiros têm condições de manter a pureza das sementes com os mesmos padrões da União Europeia.

O diretor do Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas do Mapa, André Peralta, detalhou os próximos passos para a conclusão do processo. “Os auditores europeus vão apresentar um relatório ao Ministério da Agricultura, que em seguida vai respondê-lo. Depois disso, eles encaminharão o parecer conclusivo a uma comissão. Só então, a decisão poderá ser publicada pelo Parlamento Europeu.”

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento