Bembras Agro lança pacote tecnológico de última geração

Empresa aprimora monitoramento aéreo com drones e apresenta novos softwares disponíveis aos pequenos e médios produtores

A todo momento surgem novas tecnologias no campo com o objetivo de facilitar a vida do produtor e fornecer informações mais seguras e precisas sobre sua produção. Assim, o uso de drones para fazer monitoramento aéreo da lavoura tem despontado nos últimos anos. Sua agilidade na coleta de dados e processamento de informações tem sido um grande facilitador na hora da tomada de decisões.

Cientes desta necessidade, a Bembras Agro, de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, desenvolve e aperfeiçoa suas tecnologias para fornecer ao produtor o que há de mais moderno na é agricultura 4.0. A grande novidade agora é que a empresa acaba de anunciar a incorporação de duas tecnologias ao seu portfólio. Uma delas foi por meio da parceria com a empresa Tecgraf, desenvolvedora do Software AgroCAD.

Esta ferramenta realiza o planejamento das atividades agrícolas de plantio, tratos culturais e colheita, que exporta dados para os pilotos automáticos das máquinas agrícolas, como por exemplo tratores, pulverizadores e colheitadeiras. A tecnologia pode ser aplicada nas culturas de cana-de-açúcar, soja, milho, algodão, arroz, florestas e citros, entre outras. “Com ela, o produtor consegue um melhor aproveitamento da sua área, obtém maior produtividade e reduz os custos”, diz Johann Coelho, Cofundador e CPO da Bembras Agro.

Segundo o executivo, a parceria Bembras Agro + AgroCAD proporcionará a integração entre equipamentos da mais alta tecnologia disponível atualmente para aplicação agrícola. “Essa parceria permitirá o rápido mapeamento e o levantamento planialtimétrico das áreas, análise de falhas de cultura, análise de escoamento de água sobre o terreno para projetos de irrigação ou drenagem. Essas informações são exportadas diretamente para o AgroCAD, que, utilizando os dados coletados pelos drones da Bembras, pode enviá-los ao piloto automático das máquinas que irão executar as funções no campo”, destaca.

A incorporação AgroCAD complementa o pacote tecnológico Farm Control já disponibilizado pela Bembras desde 2016. Trata-se de um kit de monitoramento equipado com drone e software que auxilia o produtor a controlar pragas, desperdícios de defensivos e fertilizantes na lavoura. “Agora com o AgroCAD, as possibilidades de análise e relatórios que podem ser gerados a partir das imagens captadas pelo drone aumentam. O produtor obtém mais informações sobre a sua plantação e consegue reduzir os custos principalmente em questões de sistematização de área, planialtimétrico e também nas questões de linhas de plantio para o piloto automático, linhas de colheita e geração de prescrições para aplicações em taxa variável”, diz Coelho.

Fonte/Fotos: RuralPress