Bimestre agosto-setembro teve menor oferta interna de frango

Oferta interna aparente de carne de frango de setembro passado ficou próxima das 738 mil toneladas

Deduzidas as exportações do mês (dados da SECEX/MDIC) da produção total apontada pela APINCO, a oferta interna aparente de carne de frango de setembro passado ficou próxima das 738 mil toneladas, aumentando quase 3% em relação ao mesmo mês do ano passado e – considerada a disponibilidade média diária – mais de 8% em relação ao mês anterior. Por sua vez o total anual, próximo de 6,916 milhões de toneladas nos primeiros nove meses de 2018, permanece ligeiramente negativo, com redução de 0,84%.

É interessante notar que enquanto na média dos 21 meses transcorridos desde janeiro de 2017 o volume aparente disponibilizado internamente correspondeu a 69% da produção total, nos seis primeiros meses de 2018 subiu para 73%. Já no bimestre agosto-setembro esse índice recuou perto de 10%, ficando em 66% da produção total. É o que ajuda a explicar a retomada de preços do frango nos últimos meses.

Aliás, ignorando-se os resultados de julho passado (visivelmente distorcidos em decorrência de dados equivocados nas exportações daquele mês), observa-se que nos 21 meses decorridos desde janeiro de 2017 a oferta média mensal de carne de frango ficou próxima das 800 mil toneladas mensais. Já nos últimos dois meses caíram quase 10%, indo pouco além das 720 mil toneladas mensais.

Fonte: Avisite