BNDESPar diz que reorganização da JBS levaria à desnacionalização da empresa

O BNDES Participações, braço de investimentos do BNDES, informou semana passada que vetou a reorganização societária da JBS porque não a considerou como a alternativa que melhor atende aos interesses da companhia e de seus acionistas.

“A reorganização proposta, ao prever a transferência da propriedade de ativos que representam aproximadamente 85% da geração do caixa operacional da JBS para uma companhia estrangeira, implicaria na desnacionalização da empresa e alteraria substancialmente os direitos e deveres conferidos a todos os acionistas, com repercussões de diversas naturezas, e submetendo-os a legislação e jurisdição estrangeiras”, disse o BNDESPar em comunicado.

Os planos de reorganização societária da JBS incluíam a criação de uma empresa a ser listada na bolsa de Nova York (NYSE), a JBS Foods International, com sede na Irlanda e domicílio fiscal em Londres, na Inglaterra. A companhia internacional englobaria ativos da JBS fora do Brasil e os da Seara, unidade de carne de frango e alimentos processados no Brasil.

Fonte: CarneTec