Bolsa da Nova Zelândia vai lançar contratos futuros de leite dia 27 de maio

A Bolsa da Nova Zelândia (NZX) está preparando o lançamento de contratos futuros opções para leite, favorecendo o hedge no mercado de lácteos. A previsão é de que os futuros sejam disponibilizados no dia 27 de maio deste ano, informa a NZX, enquanto o mercado de opções seja inaugurado em junho.

“Os contratos foram elaborados para atender a demanda crescente dos produtores e do mercado para gerenciar o risco da flutuação de preços”, afirmou a Bolsa, em comunicado. “Os dois tipos de contrato ajudarão, por exemplo, os produtores neozelandeses de lácteos a mitigar o risco associado ao preço variável do leite.”

Após triplicar o preço entre 2009 e 2014, os preços do leite caíram pela metade, o que levou diversos produtores a operar abaixo do break even. A queda dos preços ainda foi seguida por um avanço na capacidade produtiva, com investidores buscando aproveitar o avanço da demanda chinesa. O crescimento da demanda pela potência asiática, porém, se mostrou menor do que o esperado, causando prejuízos.

Os contratos de leite irão compor o leque de ativos agrícolas já negociados na NZX, como futuros de leite em pó, entre outros.

As informações são do Dow Jones Newswires, publicadas pelo Estadão.