Bom Manejo lança vídeo e comemora o Dia do Engenheiro Florestal

O Projeto Bom Manejo lançou no dia 12 de julho, “Dia do Engenheiro Florestal”, o vídeo sobre a segunda fase do projeto. Com depoimentos de profissionais da área florestal e pesquisadores da Embrapa e de instituições parceiras, o produto mostra a importância da floresta para a população, os desafios do manejo florestal sustentável na Amazônia e as ferramentas desenvolvidas no âmbito do Projeto.

O vídeo tem duração de cerca de cinco minutos, com áudio em portguês e legendas em inglês. Além dos depoimentos de profissionais, o produto traz uma trilha sonora de música popular paraense. O vídeo foi produzido no âmbito do projeto PD 452/Rev.5(F) “Gestão Sustentável de Florestas de Produção em Escala Comercial na Amazônia Brasileira – Projeto Bom Manejo Fase II, executado pela Embrapa e parceiros, e financiado pelo ITTO.

Resultados

O projeto Bom Manejo desenvolveu quatro ferramentas computacionais para controle e execução dos Planos de Manejo Florestal Sustentável, que estão disponíveis no Portal da Embrapa. O software BOManejo, de planejamento e execução dos planos de manejo, apresentado recentemente ao público; o MFT, de monitoramento das florestas tropicais; o MEOF, monitoramento econômico das operações florestais; e o MOP, monitoramento da performance das operações florestais.

A segunda fase do projeto compreende a capacitação de técnicos do setor madeireiro, de órgãos governamentais de fiscalização e de professores da área florestal para o uso e melhoria dessas ferramentas.

Fonte: Embrapa Amazônia Oriental Por Ana Laura Lima